Powered By Blogger

domingo, 28 de agosto de 2011

Gelado com chocolate

Andei tentada a comprar uma máquina de fazer gelados mas já vi algumas receitas de gelados feitos sem máquina e ninguém se queixa do resultado. Ou seja, achei que ia ficar com um "equipamento morto" em casa daqui a uns tempos! Tal como foram as iogurteiras no tempo das nossas mães!! Vi este gelado à uns tempos e fiquei logo tentada e experimentar! Só na semana passada surgiu oportunidade. Alterei algumas coisas, nomeadamente a quantidade de açucar e o chocolate; não usei toblerone mas sim uns chocolates do tipo "Kit Kat" (com bolacha) mas com um bocadinho de caramelo. O açucar reduzi para 200g. É uma tedência que eu tenho quando sigo uma receita de doce: reduzo sempre no açucar. E também acrescentei 2 folhas de gelatina.


O resultado agradou bastante, no entanto, para mim que não sou fã de caramelo, acho que se voltar a fazer vou usar um chocolate sem caramelo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Bolo de aniversário



Não era para ser este mas para ir comprar à pressa também não era opção. Tinhamos chegado na véspera e foi um pequeno promenor que nos esquecemos.
Bolo:
300g de açucar
200g de manteiga
4 ovos (eu usei de pata)
300g de farinha
6 colheres de leite

Juntar o açucar com a manteiga e os ovos e bater bem. Depois juntar à mistura a farinha com o leite. Vai ao forno, cerca de 30 minutos a 180º.


Cobertura:

1 tablete de chocolate branco para culinária

1 gema

1 colher de sopa de manteiga

5 a 6 colheres de sopa de leite


Vai ao lume a derreter e fazer uma mistura cremosa e coloca-se por cima do bolo. Depois de arrefecer, a cobertura "solidifica".

Quanto aos corações, são cortados com cortadores de bolachas e são feitos com a pasta americana (comprada aqui)

Minipizzas

Quando fui para as provar já não havia! A criançada da festa deu conta delas segundo me foi transmitido por algumas testemunhas!E eram só 4 crianças...para um tabuleiro de pizzas! Para o meu M. deve-lhe ter servido quase de jantar!!


Ingredientes:

1 embalagem de base para pizzas, daquelas enroladas, que também há quebrada e folhada ( eu usei mais do que uma, claro)

Polpa de tomate

fiambre

queijo ralado (eu usei parmesão)

oregãos


Cortam-se pequenos circulos da massa; eu usei um cortador de bolachas redondo. Em seguida preenchem-se com o molho de tomate, o fiambre, o queijo ralado e por fim os oregãos. Vai ao forno e já está. Penso que devem ter ficado boas.....

Tapas do Mar

Nestes dias o registo fotográfico é sempre dificil de fazer em condições. Faltam sempre as fotografias promenorizadas. Estas tapas do mar são muito simples de fazer e tiveram uma grande apreciação. É uma forma diferente de comer paté.


Ingredientes:

1 embalagem de delicias do mar

ovos cozidos

maionese q.b.

Depois de descongeladas as delicias, cortam-se em bocadinhos (nem precisam de ser muito pequenos). Faz-se o mesmo aos ovos. Envolve-se tudo com maionese e vai ao frigorifico até servir.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Festa de aniversário

A mesa dos salgados:






A zona do café:



O Bolo de Aniversário:





Gelatinas multicores


Delícia


O A. fez anos. Eu costumo dizer que ele é um priviligiado porque faz anos no Verão! No meu caso às 4 da tarde já é de noite!!!! Bom..mas voltando ao A., ao aniversário e também a isto de ser verão, temos oportunidade de fazer este tipo de convívio nas festas de aniversário. Foi ao final da tarde e o menu consistiu numa mesa de salgados e noutra de doces. Os salgados, entre outras coisas, foi um rolo de carne recheado com salsichas frescas e outro com fiambre e queijo; Arroz árabe; Tapas do mar; Paté de atum; mini pizzas caseiras; enrolados de fiambre e queijo. Nos doces, houve o bolo de aniversário, geletinas multicores, morangos simples e com chantilly, a indispensável charlotte, a imprescindivel mousse de chocolate e a famosa "delícia", da avó R.
Quanto às bebidas, tivemos sangria, vinho Moscatel e, claro, champanhe. Afinal o dia era para comemorar!


Para não tornar este post muito grande, vou publicando aos poucos as restantes receitas que faltam da festa, ou seja, o bolo de aniversário, as tapas do mar, arroz árabe e as minipizzas caseiras.















































Muffins de chouriço picado

As férias são mesmo assim. Desligamos tudo; tiramos o relógio para nos "livrar" dos horários rigidos; esquecemo-nos em que dia da semana estamos, o sábado é igual à 2ª feira e por aí fora...

Estes muffins salgados ainda estavam em arquivo" porque foram feitos antes de iniciar as férias mas ainda não tinha tido oportunidade de os publicar.


Ingredientes:

3 chávenas de farinha

4 ovos

1/2 chávena de manteiga derretida

2 chávenas de leite

1 colher de fermento

Chouriço picado (mas pode ser fiambre em cubos ou outro tipo de carne)


Misturar tudo e colocar em formas (eu usei de silicone) e levar ao forno.

sábado, 13 de agosto de 2011

Férias

Já devem ter reparado que a cozinha está fechada desde o inicio da semana e a cozinheira está de férias, "out of town" durante uns dias...que também merece! Quanto à cozinha ainda vai estar fechada mais uns dias! Boas férias para quem for caso disso!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"Donas de casa desesperadas"

Não resisti. Além de gostar da série, agora conseguiram juntá-lo à culinária. O livro está muito bem organizado; com pratos associados às personagens, com as caracteristicas das personagens evidênciadas nas receitas; dicas importantes na cozinha; conselhos; e fotos das personagens na série.Tudo muito bem organizado, segundo me parece... Vou "analisá-lo" ao pormenor por estes dias....

Achei graça particularmente a um provérbio chinês que vem no livro: "Para pessoas comuns, a comida é o céu."

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Brownies

Resolvi fazer esta receita. Já pensava à muito tempo fazer brownies e foi hoje. Ficam realmente uns bolinhos húmidos e saborosos. Ideal para chocolatras...anónimos ou não!!!
A única coisa que alterei foi os bocadinhos de chocolate partidos que juntei à massa. Piquei no 1 2 3, duas tiras de chocolate preto e duas tiras de chocolate branco, envolvi na massa antes de ir ao forno.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lasanha de Atum

Ontem foi daqueles dias em que o jantar teve de ser , como diria a Nigella, expresso. Saímos e chegámos a casa tarde. Já não dava para fazer o que estava planeado. Massa: é sempre a melhor solução nestes episódios. Não usei folhas de lasanha, usei lacinhos, que as crianças adoram.

Ingredientes:
Meio pacote de massa de lacinhos
1 lata grande de atum
Molho bechamel (meia embalagem pequena)
alho esmagado
sal
azeite
folha de louro
queijo emental e flamengo ralados
oregãos


Começa-se por cozer a massa em água e sal e reserva-se. Entretanto, coloca-se num tacho, o dente de alho apenas esmagado, com o azeite, a folha de louro e o atum. Deixa-se cozinhar um pouco. Retifica-se de sal. Junta-se o molho bechamel e deixa-se cozinhar mais um pouco.

Num pirex para ir ao forno, unta-se o fundo com azeite e coloca-se uma camada de lacinhos; por cima o atum e por ultimo outra camada de lacinhos. Cobre-se com queijo ralado e oregãos. Vai aoforno e voilá.

Semi-frio de bolacha Maria



Esta foi a sobremesa do almoço de Domingo. Nesta altura do ano só apetece doces de colher; nada que nos faça ligar o forno, que apesar do calor não ser muito, estamos no Verão!


Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 pacotes de natas frescas

1 pacote de Bolacha Maria

5 folhas de gelatina

Café de máquina (bica) para molhar as bolachas

Amêndoa torrada e picada


Batem-se as natas; Junta-se o leite condensado e as folhas de gelatinas já demolhadas em água fria e diluidas em água quente. Numa forma de cinto amovivel, colocar uma camada de creme, depois uma camada de bolachas Maria préviamente molhadas com café e nova camada de creme e assim sucessivamente. Vai ao frigorifico umas horas. Quando desenformar, polivilhar com a amêndoa torrada e picada.

Sangria de frutos silvestres

Esta sangria foi feita pelo A. para levar para o dito jantar do bacalhau. Este verão já experimentei sangria de todaos os tipos e feitios! Uma amiga nossa, também perita em sangrias, diz que para o ano vai abrir uma "barraca" de sangrias no Verão com o A.

Gostei desta. Para ser sincera, de todas, a que menos gostei foi a de vinho branco. mas são gostos!


Ingredientes:

Uma embalagem de 450g de frutos silvestres congelados

Vinho rosé

7 Up (passo a publicidade)

canela em pó(2 colheres de café)

Paus de canela

folhas de limonete


Misturar tudo numa jarra e servir bem fresco.

Bacalhau no forno

Esta receita foi-me dada à uns anos por uma amiga. É muito simples de fazer mas fica delicioso. Este pirex fiz para levar para um jantar de amigos, onde o outro menu era arroz de linguas de bacalhau. Bom...não sou fã! E assim como eu, outras pessoas que lá iam jantar também não eram. Então houve alguém que se lembrou de me perguntar: "Olha lá tu não arranjas lá um outro prato de bacalhau que nos salve a noite! É que quem não gosta de línguas de bacalhau apanha uma barrigada de fome!" Também a pensar nas crianças lá levei o pedido em conta e fiz então este bacalhau.


Ingredientes:

2 embalagens de bacalhau desfiado

1 pacote de molho bechamel dos pequenos

500g de miolo de camarão

2 cenoras raladas

1 pacote de batata palha

azeite q.b.

sal qb.

alho

cebola picada

Coloca-se a cebola, o alho picado, o azeite e a folha de louro num tacho e deixa-se refogar. Acrescenta-se o bacalhau já demolhado e devidamente escorrido. Retifica-se de sal. Depois de estar cozinhado junta-se a cenoura ralada e o molho bechamel. Deixa-se cozinhar cerca de 5 minutos. Acrescenta-se por fim o miolo de camarão e envlvem-se as batatas palha. Coloca-se num pirex; polvilha-se com pão ralado e vai ao forno. Na foto, ainda não tinha ido ao forno, por isso aquele ar "pálido"!