Powered By Blogger

domingo, 30 de dezembro de 2012

Ainda do natal ...bolachinhas de noz

 
Uma das ofertas deste natal foram umas bolachinhas de noz, que segundo já me disseram ficaram muito boas. Aqui fica a receita se quiserem aproveitar para a mesa de Fim de Ano.

Ingredientes:
230gr de miolo de noz (picado e moído)
180gr de açucar amarelo
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo com fermento
2 claras.

Começa-se por bater as claras em castelo e reservar. À parte misturam-se os secos: a farinha, o miolo de noz e o açucar amarelo. Quanto estiver tudo bem misturado (basta com uma colher de pau), envolvem-se as claras em castelo.
Com a massa, moldam-se bolinhas do tamanho de uma noz e achatam-se com os dedos para ficar com a forma de bolacha. Vão ao forno sem deixar assar demasiado, para ficarem com a textura dos almendrados.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Boas Festas e o meu Natal

Espero que tenham tido um excelente natal, cheio de paz, amor e família. Bem sei que já aqui devia ter vindo mas nestes dias a prioridade é a família. De qualquer forma partilho aqui um bocadinho do que foi o meu natal.
A mesa vestiu-se de branco e dourado e o bacalhau foi o tradicional: cozido. Aqui não há espaço para a ementa alternativa...e eu até já tentei, porque apesar de gostar muito de bacalhau, o cozido, para mim é o que tem menos graça! Mas enfim, manda a tradição.




Não vos posso dar muitas receitas pois não fiz praticamente nada, apenas dois patés para as entradas. Os convidados encarregaram-se de trazer as iguarias das entradas e das sobremesas. Aqui apenas se cozinhou o bacalhau que como sabem não tem grande ciência.


Paté de delícias e coentros/oregãos:

1 embalagem de delícias do mar
maionese q.b.
coentros ou oregãos

Cortar em pedaços os palitos das delicias e misturar com maionese. Dividir em duas taças e juntar coentros numa e oregãos noutra.


A mesa de doces tinha os tradicionais coscorões (receita da bisavó) e tarte de amêndoa que trouxe a minha mãe, da minha sogra, as rabanadas  e o bolo rei;  depois haviam umas miniaturas de brigadeiros, castanhas de ovos e uns bolinhos que pareciam de leite condensado a quem os provou.
Havia também uma tortinhas de fruta oferecidas por uma vizinha, doce de abóbora menina e doce de chila oferecido por uma amiga e uns bolinhos de nozes que ofereci no natal (depois ponho a receita) e como  sobraram alguns.


A única receita que vos posso deixar é esta de bacalhau com broa para aproveitar o bacalhau, as batatas e a broa que sobrou da noite da consoada.




Desfiar o bacalhau , cortar as batatas e cozer uns ovos para guarnecer melhor o prato. Picar a broa com azeite a alho numa picadora ou num robot de cozinha .
Depois num pirex, fazer camadas de bacalhau, batatas, ovos e broa. Regar abundantemente com azeite e levar ao forno.
Como podem ver a foto é apenas do "antes" de ir ao forno!



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pão de scone em 5 minutos


Aqui está uma solução muito rápida. A massa dos scones mas em forma de pão. Bastaram 5 minutos no microondas e já está. Quentinho e barrado com compota de abóbora e nozes...uhmmm.


Ingredientes:

225g de farinha com fermento
1 ovo batido
6 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
30g de açúcar
1 pitada se sal

 Misturar tudo com uma colher de pau e colocar dentro de uma forma que possa ir ao microondas. Eu usei uma de silicone.
Começar por colocar 3 minutos e abrir para ver pois também depende da potência do microondas e depois mais 2 ou 3 minutinhos conforme a necessidade.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Bolo Rei

 
Ontem resolvi experimentar uma receita de bolo rei que tinha ali de baixo de olho. E ainda bem que experimentei. Morno então...nem vos digo nem vos conto. Até de aparência (perdoem-me a modéstia!!) mas estavam dignos da montra de qualquer pastelaria conceituada.
aqui fica a receita para quem se quiser venturar!

 
Ingredientes: (Adaptado da revista Sabe Bem do Pingo Doce, pág.64)
 
150g de açucar
750gr de farinha
25gr fermento de padeiro
350gr defrutos secos ( amêndoa palitada, nozes, sultanas brancas)
raspa de 1 laranja e de 1 limão
150gr margarina
1 colher de chá de sal
4 ovos
1 dl Vinho do Porto
1 gema para pincelar
açucar em pó q.b.

 


Começar por picar as sultanas e colocá-las a macerar no vinho do Porto, juntamente com as nozes e a amêndoa palitada, durante algumas horas. (eu deixei cerca de 2h)
Dissolver o fermento em 1dl de água morna , juntando-lhe farinha até fazer uma bola bastante  húmida. Tapar e deixar levedar cerca de 15 minutos.
Bater a margarina com o açúcar, as raspas da laranja e do limão, os ovos um a um e o fermento. Quando estiver tudo bem envolvido juntar o resto da farinha e o sal, amassando até que a massa fique elástica. Juntar as frutas, misturando bem.
Formar uma bola com a massa, tapá-la com um pano para que levede durante pelo menos 3horas. Ao fim deste tempo, moldar os bolos, tal e qual como os conhecemos (com o buraco no meio!) e deixar levedar mais meia hora.
Pincelar o bolo (no meu caso deu para três) com gema batida e enfeitar com as frutas cristalizadas e frutos secos. Espalhe também montinhos de açúcar em pó nos bolos e leve os bolos ao forno durante 40minutos.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Empada de galinha

 
 
Tinha sobrado frango do jantar do dia anterior. Frango estufado. Resolvi aproveitá-lo para uma empada XL. Come-se bem quente e fria. Aqui fica a receita para quem tiver carnes frias para aproveitar...ou não!
 
 
Ingredientes para a massa:
 
600gr de farinha com fermento
1 dl azeite
2 dl leite morno
2 ovos (1 para pincelar)
Sal q.b
 
Num recipiente, juntar a farinha, o azeite, o sal, o leite morno e um ovo batido. Bater com a batedeira com as pás das massas. Fica uma massa ligeiramente areada mas compacta.
Deixar descansar cerca de 45minutos, tapada com um cobertor.
Entretanto desfiar o frango e reservar.
Esticar metade da massa com a ajuda do rolo e forrar uma tarteira (usei de silicone). Colocar o recheio. esticar a outra metade da massa e tapar a empada. Pincelar com a gema do outro ovo e vai ao forno até estar corada.
Bom apetite!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bolo de Festa


Hoje é dia de festa em muitas escolas por este país fora. E a do meu filho não é exceção. Último dia de aulas é dia de lanche partilhado, atividades teatrais e cânticos natalícios. O recado era para trazer um doce ou um salgado para o lanche.
E como ontem foi dia de chegar tarde a casa e o tempo para a cozinha não era muito, socorri-me do celebre bolo de chocolate no microondas e deixei a decoração totalmente a cargo das crianças.
Boas férias para quem é caso disso!


domingo, 9 de dezembro de 2012

Bombons com frutos secos

 
 
 Uma sugestão para o natal, para oferecer, ou apenas para acompanhar um cafézinho depois do jantar. Fica a sugestão...mais uma vez...doce!
 
 
Ingredientes:
 
1 (150g) tablete de chocolate de leite ( usei Nestlé)
1 quadrado (cerca de 15g) de chocolate amargo (usei Lindt Excellence 85% cacau) (Pode parecer pouco mas este chocolate é mesmo muito amargo - 85% cacau. Apenas usei para "quebrar" o doce das sultanas)
Frutos secos q.b e a gosto (usei nozes, amêndoas e sultanas brancas)
1 chávena de café mal cheia de leite
 
Derreter em banho maria os chocolates, acrescentando o leite aos poucos à medida que o chocolate vai precisando de modo a não ficar nem seco nem demasiado líquido. Quando estiver homogéneo mas pastoso,retirar do lume e envolver os frutos secos.
Colocar dentro de uma forma de silicone (usei uma de bolo inglês), deixar arrefecer tapando com pelicula aderente. Eu levei ao frigorífico durante uma hora.
Depois é fácil de desenformar porque a forma de silicine é maleável e cortar aos quadradinhos pequenos. Embrulhar individualmente em celofane.
 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Um doce fim de semana


Uma sugestão gulosa para o fim de semana. Eu sou suspeita porque adoro esta tarte, adoro frutos secos, nozes, amêndoas, avelãs, etc.
Esta é simples e deliciosa.

Ingredientes:
Para a massa

100g de açúcar
80g de manteiga
2 ovos
1 gema
250g de farinha
1 colher de cha de fermento em po
3 colheres de sopa de leite

Bate tudo bem com a batedeira e colocar numa forma que se possa retirar o fundo. Levar ao forno pré aquecido só para secar, não para cozer/assar na totalidade porque vai ter de voltar ao forno.
Entretanto faz-se o topping:


Ingredientes:

300gr de amêndoa palitada
 120gr de manteiga
120gr de açucar
1 chavena de cafe de leite.

Levam-se estes ingredientes ao lume sem deixar ferver. Quando estiverem bem envolvidos desliga-se e coloca-se por cima da base da tarte. Espalha-se com a ajuda de uma espátula e vai ao forno novamente até ficar "coradinha".
Retira-se do forno e pincela-se com caramelo liquido previamente aquecido no microondas.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Bacalhau de festa e tostas de azeite e oregãos


Lá em casa o mês de Dezembro começa logo bem, com um aniversário.  "Vestimos" a mesa já de uma forma pré natalícia, e almoçámos com a família mais chegada, que serão provavelmente, os mesmos protagonistas da ceia de natal. Portanto, até se pode considerar este episódio, de certa forma, um ensaio natalício.
Da ementa constou este bacalhau que é um dos meus cartões de visita, segundo dizem. A receita, que não é bem esta, porque já sofreu grandes alterações, foi-me dada há uns anos por uma amiga e é sucesso garantido.
Eu batizei-o de bacalhau de festa porque é utilizado apenas em ocasiões festivas, não porque seja muito complicado mas porque assim calha.

Ingredientes: (para uma quantidade relativamente grande, se for apenas para a família nuclear faça apenas metade da receita)

800gr de bacalhau desfiado
2 embalagens de batata palha de boa qualidade
1 cenoura grande ou 2 pequenas
500gr de miolo de camarão (não reparei no calibre mas tem que ser daquele que se veja no prato!)
Azeite q.b
2 dentes de alho
1/2 cebola picada
salsa q.b
1 folha de louro
molho béchamel (eu fiz mas pode perfeitamente usar de compra, desde que seja de boa qualidade)



Coloca-se ao lume um tacho relativamente grande com o azeite, o alho esmagado, a cebola e a folha de louro. Deixa-se alourar e junta-se o bacalhau. Deixa-se cozinhar uns 10 minutos em lume médio mexendo de vez em quando. Enquanto o bacalhau cozinha, rala-se a cenoura e junta-se ao bacalhau, assim como o miolo de camarão. Mexe-se e deixa-se cozinhar mais uns minutinhos. Envolvem-se as batatas e junta-se o molho béchamel até criar uma "papa" e não aquele género de ficar a "nadar" no molho. Serve apenas para ligar.
Entretanto já com o forno pré aquecido, coloca-se o preparado do bacalhau num pirex, alisa-se e cobre-se com pão ralado e azeitonas descaroçadas. Vai ao forno a gratinar.



Como antepasto uma ideia simples mas muito apetitosa e otima para aproveitar pão do dia anterior.    

Tostas de azeite e  oregãos.

Ingredientes:
Pão (de preferência do dia anterior porque senão esfarela-se todo)
Azeite
oregãos
azeitonas sem caroços cortadas ao meio

Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e reserva-se. Liga-se o forno para ir aquecendo.Cortam-se os pães às fatias com cerca de 1cm de espessura. Pincelam-se com azeite generosamente e salpicam-se com oregãos. Termina-se com a metade da azeitona. Preenche-se o tabuleiro com as fatias de pão e vai ao forno cerca de 5 minutos. Servem-se ainda quentes/mornas.

Nota (importante!): Não sei se já repararam mas a data das fotos anda mal. Está um mês atrasada. Confesso que já andei a mexer na máquina fotográfica mas não consigo dar a volta à data! Tenho que ir ter com alguém mais "técnico"!