Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Madalenas de nata


Eu adoro este tipo de bolo caseiro. Pequenos queques, bolos em formato individual, mufins...o que lhe quiserem chamar. 
Estes já os tinha visto, por diversas vezes, num blog espanhol e também aqui e resolvi fazer algo no género. 
Ficam muito fofos ligeiramente húmidos e são um mimo ótimo para colocar 1 na lancheira dos mais novos, para comerem no intervalo da tarde, acompanhado por um iogurte, por exemplo. 
São uns queques a repetir outras vezes, até mesmo noutras variedades.


Ingredientes:

170gr de farinha
120gr de açúcar
120gr de óleo
50gr de natas
1 colher de sobremesa de fermento
3 ovos pequenos
raspa de 1 laranja

Com a borboleta no copo, colocar o açúcar com os ovos e bater 7min/37º/vel3. Adicionar a raspa da laranja e continuar a bater 6 min/ vel3. Juntar o óleo e as natas e misturar 3min/vel2.
Retirar a borboleta e juntar a farinha peneirada com o fermento durante 5seg/vel3.
Deixar a massa descansar um bocadinho cerca de 10 minutos e enquanto isso, ligar o forno a 200º. Quando o forno já estiver bem quente, deitar a massa nas forminhas sem encher e polvilhar a massa com açúcar. 
Assim que as colocar no forno, baixar a temperatura para 180º. Devem estar no forno uns 10 minutos ou quando começarem a ficar com aquela cor de caramelo.


domingo, 27 de setembro de 2015

Bolachinhas de nutella





Quando vi estas bolachas no blog da Joana pensei logo em fazê-las no fim de semana. Com nutella eu sabia que tinham de ser deliciosas. Não me enganei. 
A receita original leva pepitas que eu não coloquei. 
Um mimo para colocar nas lancheiras dos nossos filhos. 
Aproveitem que o dia amanheceu cinzento (pelo menos por aqui, está uma típica manhã cinzenta de outono) e liguem o forno. Estas bolachas são a desculpa perfeita...



Ingredientes:
50gr  de manteiga
75gr de nutella (mais ou menos uma colher de sopa bem cheia)
180gr de farinha de trigo
130gr de açúcar amarelo
1 ovo
meia colher de chá de bicabornato de sódio
meia colher de chá de fermento em pó




Bater o açúcar com a nutella e a manteiga até ficar em creme. 
Juntar o ovo e continuar a bater.
Por fim, acrescentar a farinha peneirada com o fermento e o bicabornato.

Formar pequenas bolinhas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Espalmar um pouco e levar ao forno já pré aquecido a 180º cerca de 10 a 12 minutos (no meu!).
Retirar e deixar arrefecer sobre uma rede.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ementa semanal e o início do outono



A inevitável entrada no outono, normalmente mexe com as nossas rotinas. Os miúdos voltam à escola, há uma nova adaptação dos nossos horários aos deles, as atividades, as refeições e o conjugar com o que comem na escola, enfim...tem que haver uma certa organização. 
Há muito que aderi ao plano semanal das ementas.Já pensei em colocar aqui mas vai passando, vai passando e há tantos blogs de qualidade a fazê-lo...No entanto, eu elaboro-as de um modo um bocadinho diferente. Vejo o que tenho na arca e no frigorífico e estipulo as refeições da semana mas sem dia definido. E porquê? Gosto de ter alguma liberdade, porque podem acontecer imprevistos, pode não ser bem aquilo que nos apetece naquele dia, pode haver sobras de outra refeição, pode a mãe ligar e dizer "olha, cozinhei a mais, queres vir buscar?". Gosto de ter alguma margem.  Contudo hoje decidi arriscar. Não me arrisco a dizer que o farei todas as semanas, porque muitas das vezes é feita no fim de semana anterior, mas como ainda "estou folgada" tenho algumas já preparadas.
Aqui fica então a minha sugestão.

Bom fim de semana!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Regresso às rotinas e um bolo de maçã


Depois de uma ausência de 3 semanas, duas das quais de férias e "desligada da máquinas" e das novas tecnologias (apenas contactável), eis que regresso com algo doce.
De regresso ao trabalho, à rotina, à logística da escola, aos horários escolares, aos lanches escolares...e isto tudo, depois das crianças passarem 3 meses livres de horários, não é fácil.
Mas vamos começar devagarinho e com algo doce...


Este bolo fiz durante as férias num daqueles dias cinzentos que antecedem a chegada do outono. Daqueles em que já nos sabe tão bem ligar o forno, em que notamos que já anoitece mais cedo.

Bolo de maçã
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes:
180g de açúcar
3 ovos
2 maçãs descascadas e cortadas aos cubos
1 iogurte natural
100gr de óleo
250 gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Para cima:
2 maçãs grandes descascadas e cortadas às fatias
canela em pó q.b.
açúcar amarelo q.b.



Ligar o forno a 180º .
Começar por picar as 2 maçãs no copo da bimby, 5 seg/vel4. Acrescentar o açúcar, os ovos e programar 37º/ vel 4/ 3 min. Adicione o óleo e o iogurte e misture 5 seg/ vel 3.
Junte a farinha peneirada com o fermento e vel4 / 10 seg.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e deitar a mistura do bolo. Por cima, colocar as fatias das maçãs, polvilhar com canela e açúcar amarelo.
Levar ao forno cerca de 30 minutos.