Tenho andado ausente, eu sei. Ando ocupada com outras coisas igualmente importantes. Vou ver se consigo atualizar agora este meu cantinho culinário.
Esta receita, apesar de básica, já não a comia à algum tempo. Lembrei-me dela porque a minha bisavó que era - e perdoem-me a modéstia- a melhor das cozinheiras, fazia uns bifes de cebolada de comer e chorar por mais. Usava alguns truques e algumas especiarias que não são muito usuais na cozinha do litoral. Ela era do baixo alentejo e a portas meias já com o país vizinho. Tenho-me lembrado mais dela, sobretudo esta semana, porque se fosse viva, fazia hoje, dia 24 de Novembro, 100 anos. Parabéns Avó!
Ingredientes: (para 4 pessoas)
800g de carne de porco (bifes)
2 cebolas grandes
alho picado q.b.
azeite q.b.
1 folha de louro
cravinho em grão (pouco pois intensifica bastante o sabor)
2 colheres de sopa de polpa de tomate
sal q.b.
Cortar a carne em pedaços mais pequenos e reservar. Num tacho ao lume colocar a cebola às rodelas fininhas (o mais fininho possivel), o azeite, o alho picado, a folha de louro e a polpa de tomate. Deixar murchar e colocar a carne. Tapar e mexer de vez em quando. Cerca de 10 minutos depois da carne estar a cozinhar, juntar o cravinho (eu coloquei apenas um grão; é o suficiente para lhe conferir o sabor). Deixar cozinhar até estar pronto. Servir com arroz branco, batata cozida ou até mesmo alguma pasta.
Sem comentários:
Enviar um comentário