Espero que tenham tido um excelente natal, cheio de paz, amor e família. Bem sei que já aqui devia ter vindo mas nestes dias a prioridade é a família. De qualquer forma partilho aqui um bocadinho do que foi o meu natal.
A mesa vestiu-se de branco e dourado e o bacalhau foi o tradicional: cozido. Aqui não há espaço para a ementa alternativa...e eu até já tentei, porque apesar de gostar muito de bacalhau, o cozido, para mim é o que tem menos graça! Mas enfim, manda a tradição.
Não vos posso dar muitas receitas pois não fiz praticamente nada, apenas dois patés para as entradas. Os convidados encarregaram-se de trazer as iguarias das entradas e das sobremesas. Aqui apenas se cozinhou o bacalhau que como sabem não tem grande ciência.
Paté de delícias e coentros/oregãos:
1 embalagem de delícias do mar
maionese q.b.
coentros ou oregãos
Cortar em pedaços os palitos das delicias e misturar com maionese. Dividir em duas taças e juntar coentros numa e oregãos noutra.
A mesa de doces tinha os tradicionais coscorões (receita da bisavó) e tarte de amêndoa que trouxe a minha mãe, da minha sogra, as rabanadas e o bolo rei; depois haviam umas miniaturas de brigadeiros, castanhas de ovos e uns bolinhos que pareciam de leite condensado a quem os provou.
Havia também uma tortinhas de fruta oferecidas por uma vizinha, doce de abóbora menina e doce de chila oferecido por uma amiga e uns bolinhos de nozes que ofereci no natal (depois ponho a receita) e como sobraram alguns.
A única receita que vos posso deixar é esta de bacalhau com broa para aproveitar o bacalhau, as batatas e a broa que sobrou da noite da consoada.
Desfiar o bacalhau , cortar as batatas e cozer uns ovos para guarnecer melhor o prato. Picar a broa com azeite a alho numa picadora ou num robot de cozinha .
Depois num pirex, fazer camadas de bacalhau, batatas, ovos e broa. Regar abundantemente com azeite e levar ao forno.
Como podem ver a foto é apenas do "antes" de ir ao forno!
4 comentários:
Olá Ana:)
Eu também não acho grande "piada" ao jantar de Natal...o meu problema reside no antes e no depois...e no dia seguinte...já conhecia o prato em que fazes o aproveitamento do que sobrou:)
Continuação de boa semana amiga. Espero falar contigo ainda ante do final do ano.
Jinho
Olá Ana !
Obrigada pela tua simpatica mensagem deixada no meu blog.
Espero que tenhas tido um bom Natal, a mesa estava linda !
Muitos beijinhos e que 2013 seja cheio de coisas boas.
Anabela Salema
Pois é, qualquer semelhança entre a minha mesa e esta é pura imaginação :D
Olá Ana! é só coisas boas por aqui!! também fiz um bacalhau com broa com as sobras do Natal, algo diferente para variar!
beijinhos e bom 2013!
Enviar um comentário