Um dos livros de culinária que tenho e que costumo consultar, é o da Mafalda pinto Leite, "Cozinha para quem quer poupar", ( que neste momento o emprestei a uma amiga interessada no assunto) porque a comida de um modo geral, é o que leva uma das maiores fatias do orçamento familiar e, de facto, comer barato, não quer de forma alguma dizer comer mal ou comer sempre o mesmo todos os dias. O livro é muito bom e inclusivé dá dicas de como elaborar ementas semanais, que é uma coisa que eu já faço há algum tempo porque permite-nos não só organizar a lista do super mercado mas também a própria semana em termos de alimentação.
É tudo uma questão de imaginação dentro daquilo que temos em casa e comprar primeiro os básicos (massas, arroz, farinha, batatas, carne, peixe).
Se nos dias de hoje a palavra de ordem é poupar, devemos evitar deitar comida fora e aprender a reciclar as sobras com outros pratos que puxem pela nossa imaginação.
Esta salada é um exemplo de como se pode comer bem sem gastar muito dinheiro.
Ingredientes:
- arroz (eu uso vaporizado)
- Ervilhas
- 4 ovos (1 por pessoa neste caso)
- 1 lata de atum das médias
Procedimento:
Coze-se o arroz em água e sal, em bastante água para ele ficar solto. No fim de cozido, põe-se num escorredor, passa-se por água fia e deixa-se escorrer bem, sacudindo-o comum garfo para que ele fique bem soltinho. Coloca-se numa saladeira grande.
Cozem-se as ervilhas e os ovos separadamente e reserva-se.
Escorre-se bem o atum num passador de forma a retirar-lhe a gordura toda e ele ficar solto em farripas.
Misturam-se no arroz, as ervilhas os ovos cortados aos bocadinhos e o atum. Envolve-se e já está.
Sem comentários:
Enviar um comentário