domingo, 20 de abril de 2014

Boa Páscoa!!


 E mais uma Páscoa se passou! Por aqui, graças a Deus, muito bem. Curiosamente apenas so registou a mesa dos doces. O almoço foi um prato de forno, carne como é habitual nesta época festiva, acompanhado por um arroz de grelos e uma batatinha corada no forno.
Esta semana, cozinharam-se algumas fornadas de folares. Receita infalível e partilhada já com inumeras pessoas amigas. Devo dizer que apesar de serem folares, é um bolo que eu faço muitas vezes ao logo do ano e congelo. É muito saboroso e se for quente....


Como tenho ando um pouco ausente aqui do blog, hoje coloco duas receitas: O cheesecake de lima e o Trifle de morango.



Cheesecake de Lima



 Habitualmente faço cheesecake de frutos vermelhos, mas esta semana estava a ver um programa da Siba, no canal Food Network, e ela surgiu com um cheesecake algo parecido com este embora bastante mais calórico. Eu achei que a lima era uma boa opção e como tinha 4 ali na fruteira, que inicialmente se destinavam a umas caipirinhas que acabáram por não sair...transformei-as em algo mais doce.


Ingredientes:

Base:
200gr de Bolacha Maria (1 pacote)
100gr de manteiga derretida

Picar a bolacha num processador de modo a ficar bem moída. Retirar para um recipiente e juntar a manteiga derretida e mexer com uma colher a té ficar bem ligado. Colocar numa forma cujo aro se retire e alisar com as costas de uma colher de sopa. Rservar enquanto prepara o recheio.

Recheio:
300gr de  queijo fresco de barrar ( 1 embalagem e meia)
2 iogurtes naturais
1 lata de leite condensado
3 folhas de gelatina
sumo de 2 limas
raspa de 1 lima
raspa de 1 lima para a decoração

Começar por bater o queijo (aprendi isto nesse programa, pois ela disse que se o queijo não fosse primeiro batido com a batedeira, ficava com grumos). Juntar os 2 iogurtes e bater novamente. Entretanto , demolhar as folhas de gelatina em água fria e colocá-las no microondas 3 segundos. Juntar ao preparado, assim como o leite condensado, o sumo e a raspa da lima, batendo sempre. 
Colocar por cima da base de bolacha e levar ao frigorifico algumas horas ou de um dia para o outro. Antes de servir, decorar com raspas de lima.


Triflle de Morango



Adoro triflles, embora me pareça uma uma sobremesa mais de verão, mas é sempre linda aos olhos, seja verão, inverno, primavera ou outono.
Já fiz vários triflles e outros tantos que ficaram por fotografar, mas este está delicioso! Mas eu sou suspeita...


 Ingredientes:

1 bolo de pão de ló de compra
Morangos frescos q.b.
chantilly (1 embalagem de natas frescas batidas com 2 pacotitos de açúcar  - cerca de 20gr)
amêndoas laminadas tostasdas (decoração)
Creme pasteleiro
Creme branco de queijo fresco e iogurte
raspas de chocolate (decoração)
compota de morango



Creme pasteleiro: (usei o que está no livro base da bimby, mas faz-se perfeitamente do modo tradicional ao lume)

70gr de açúcar
raspa de 1 limão
1 ovo
1 gema
10 gr de Farinha maizena
300gr de leite

Deite no copo o açúcar e pulverize 10 seg/vel9. Junte a casca de limãoe programe 15 seg/ vel 9. Incorpore os restantes ingredientes e programe 6 minutos/ 90º/vel 4.

Creme Branco:

300g de queijo fresco de barrar (1 embalagem e meia)
1 iogurte de pedaços de morango

Bater o queijo  e juntar o iogurte até estar tudo incorporado.

Compota de morango: 

Eu já tinha feita no frigorífico porque aproveitei uns morangos que tinha um destes dias e estavam a ficar meios assim assim(!!!), mas podem fazê-la mesmo ao lume com morangos frescos ou congelados e um pouco de açúcar. não precisa ferver muito pois é para usar de imediato. basta criar alguma consistência.

Montar o Triflle:

Começa-se por uma camada de pão de ló, seguida de uma camada de creme pasteleiro, morangos frescos cortados (não muito pequenos), compota de morango (apenas duas ou três colheres de sopa espalhadas), bolo novamente, creme branco, morangos frescos, bolo novamente e finaliza com chantilly. Por cima do chantilly, colocam-se morangos, amêndoa laminada tostada, raspas de chocolate e compota de morango (em fio).

Vai ao frigorífico 1 ou duas horas.


BOA PÁSCOA!!!

Sem comentários: