Powered By Blogger

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ainda a propósito de bolo de chocolate....



Pensei duas vezes antes de colocar aqui mais um bolo de chocolate, mas depois também já não fazia sentido esta publicação, uma vez que se tratava de uma ocasião específica destes dias e iria acabar por se "perder".
Tratando-se de um bolo de chocolate, como diria uma amiga minha, as receitas nunca são demais! 
Como já repararam o meu filho é, além de amante de bolos de chocolate, também é fã da lego. O pai costuma dizer que ele tem uma "pequena fortuna em legos". De facto, ele consegue passar horas a brincar com legos, seja a Lego City seja a saga do lego da star wars!
Portanto nada melhor do que aliar o chocolate aos legos. E assim surgiu este bolinho que fez as delícias de pequenos e graúdos!



Esta é uma receita que uma amiga me deu há uns anos atrás e eu fiz a receita a dobrar, mas vou colocar aqui a "receita normal", pois este foi para um número maior de pessoas.

Ingredientes:

3 ovos inteiros
1 chávena de leite morno
1 chávena de óleo
2 chávenas de açúcar
1 colher de sopa de farinha maizena
1 chávena de chocolate em pó
2 chávenas de farinha com fermento
1 colher de sopa de fermento em pó



Liga-se o forno a 180º.
 Batem-se os ovos inteiros com o leite. Junta-se o óleo e acrescenta-se o açúcar. De seguida a maizena e o chocolate. Por fim peneira-se a farinha com o fermento e junta-se ao preparado.
Vai ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. A meio da cozedura convém colocar um papel de alumínio por cima pois este bolo tende a queimar se não estivermos com atenção.

Em relação à cobertura, nem sempre faço a mesma. Já fiz uma ganache de chocolate branco, ganache de chocolate preto, chantilly e desta vez usei a cobertura do bolo de cenoura que faço do livro base da bimby, mas fica ao gosto de cada um. 

Cobertura:
120 gr de margarina
120gr de chocolate preto
120gr de leite
180gr de açúcar

Colocar tudo no copo da bimby e programar 15 min/ Varoma / vel 2.

2 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

devia estar uma delicia, gostei da originalidade do lego, em pequeno também gostava bastante de lego eu percebo :D


www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

Avelã disse...

É verdade, um bolo de chocolate calha sempre bem :)
Ficou lindo! Os legos são um brinquedo muito bom para as crianças, dão para fazer coisas muito giras. Ainda o ano passado fiz um alce e o dono dos legos teve de me obrigar a desmontá-lo para ficar com as peças... Eu por mim emoldurava-o :P