Powered By Blogger

sábado, 28 de setembro de 2013

Pão de forma


Uma sugestão da Revista Bimby do mês de Setembro e que fiz logo no início do mês, mas só agora tive oportunidade de a publicar. 
Vamos aproveitar este tempo "invernoso" e voltar a ligar os nossos fornos! Nada melhor do que o cheirinho a pão quente pela casa fora...
Este pão, apesar de fácil, leva algum tempo,mas vale a pena.

Ingredientes para a massa lêveda:
270g de água
15g de leite em pó
15g de fermento de padeiro fresco
480g de farinha tipo 65
1 colher de chá de sal

Ingredientes para o pâo:
200g de água
15g de fermento fresco
20g de açúcar
200g de farinha tipo 65
1 colher de chá de sal
50g de manteiga à temperatura ambiente




Preparação da massa lêveda:
No copo coloquem a água, o fermento e o leite em pó e aquça 1min/ Vel 1 / 37º. Adicione a farinha e o sal e amasse 2 min/ Vel espiga/Copo fechado. Retire para um recipiente fechado e tape com uma película aderente e leve ao frigorífico a levedar durante 10 horas.




Preparação do pão de forma:
No copo coloque a água, o fermento e o açúcar e aqueça 1 min/ vel1/ 37º. Adicione o sal e a farinha e amasse 2 min/ Vel espiga/ copo fechado. Depois através do bocal da tampa, adisione a massa lêveda aos poucos. Adicione a manteiga e amasse 30 seg/ copo fechado/ vel espiga. Deixe levedar no copo cerca de 30 minutos. ou até dobrar de volume.
Pré-aqueça o forno a 200º e  polvilhecom farinha uma forma grande de bolo inglês e reserve. Pressione a massa com a espátula e amasse 1min//copo fechdo/ vel espiga. Retire, distribua na forma e deixe levedar cerca de 20 minutos. Leve ao forno cerca de 30 minutos. Retire e deixe o pão arrefecer antes de o fatiar.


Bom fim de semana!

1 comentário:

Telita disse...

Adoro fazer pão em casa.

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha



P.S.: Tenho passatempo a decorrer no blog: giveaway | post 200