quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bacalhau no forno

O jantar de ontem foi um prato de forno. Com este tempo o que sabe bem é ligar o forno e aquecer o ambiente, não só de temperatura mas também de aromas. Este é um prato que se pode iniciar de véspera, deixando apenas as batatas e a couve para cozer na hora.


Ingredientes:

1 embalagem e 1/2 de bacalhau desfiado (cerca de 600g)

6 ovos cozidos

1 couve coração

6 batatas grandes

azeite q.b.

alho picadoq.b.

cebola picada q.b.

azeitonas

1 folha de louro


Num tacho coloca-se azeite, alho picado, cebola e a folha de louro de deixa-se alourar. Junta-se o bacalhau e deixa-se cozinhar mexendo de vez em quando e juntando sal se necessário ( utilizei bacalhau já demolhado por isso acrescentei pouco sal dado que este bacalhau não está completamente insosso). Este preparado pode ser feito de véspera, assim como a cozedura dos ovos.

Prepara-se a couve lavando-a e cortando-a em juliana grossa e as batatas descascadas e cortadas às rodelas. Cozem-se sem ser em demasia, sem que as batatas se desmanchem. Escorrem-se e num pirex que vá ao forno, forra-se o fundo com azeite, alho picado e cebola e colocam-se às camadas o bacalhau, os ovos cozidos e cortados às rodelas, as batatas e a couve, alternadamente. No final rega-se novamente com azeite por cima e vai ao forno cerca de 25 a 30 minutos. Quando estiver quase pronto colocam-se umas azeitonas por cima até finalizar o tempo de forno.


Sem comentários: