Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bifes de cebolada

Tenho andado ausente, eu sei. Ando ocupada com outras coisas igualmente importantes. Vou ver se consigo atualizar agora este meu cantinho culinário.


Esta receita, apesar de básica, já não a comia à algum tempo. Lembrei-me dela porque a minha bisavó que era - e perdoem-me a modéstia- a melhor das cozinheiras, fazia uns bifes de cebolada de comer e chorar por mais. Usava alguns truques e algumas especiarias que não são muito usuais na cozinha do litoral. Ela era do baixo alentejo e a portas meias já com o país vizinho. Tenho-me lembrado mais dela, sobretudo esta semana, porque se fosse viva, fazia hoje, dia 24 de Novembro, 100 anos. Parabéns Avó!



Ingredientes: (para 4 pessoas)


800g de carne de porco (bifes)


2 cebolas grandes


alho picado q.b.


azeite q.b.


1 folha de louro


cravinho em grão (pouco pois intensifica bastante o sabor)


2 colheres de sopa de polpa de tomate


sal q.b.




Cortar a carne em pedaços mais pequenos e reservar. Num tacho ao lume colocar a cebola às rodelas fininhas (o mais fininho possivel), o azeite, o alho picado, a folha de louro e a polpa de tomate. Deixar murchar e colocar a carne. Tapar e mexer de vez em quando. Cerca de 10 minutos depois da carne estar a cozinhar, juntar o cravinho (eu coloquei apenas um grão; é o suficiente para lhe conferir o sabor). Deixar cozinhar até estar pronto. Servir com arroz branco, batata cozida ou até mesmo alguma pasta.

Sem comentários: