Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Pão de brioche...para iniciar o mês de Maio.

 
 Fiz algumas pesquisas na net para fazer um pão fofo, tipo pão de leite, mas pouco adocicado! Este é o resultado! Pode-se dizer que é um Grande resultado.


 
Pão de Brioche ( Adaptado daqui): (Receita Bimby)
 
Ingredientes:
220ml de leite
4 gemas
1 colher de café de sal
3 colheres de sopa de açúcar
500g de farinha T65
100g de manteiga (usei margarina)
10gr de fermento fresco (cerca de meio cubo)
1 colher de café de essência de baunilha
1 gema para pincelar
 
Colocar no copo o leite, o sal,o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha e programe 
1 min /37º/Vel 2. junte as gemas, o fermento e programe 10seg/ Vel 2. Por último adicione a farinha e programe 1 min/ vel Espiga. Deixar levedar no copo cerca de 1H30m. Retirar e colocar numa base enfarinha e moldar 6 bolinhas mais ou menos do mesmo tamanho. Colocar as bolas numa forma de buraco e deixar levedar mais uma hora.
Pré aquecer o forno e colocar uma taça com água lá dentro. Pincelar com a gema de ovo o pão e levar ao forno cerca de 20 minutos. Tapar com uma folha de alumínio, enquanto está no forno.

6 comentários:

Suricate disse...

Amiga...eu e as minhas ignorâcias...o que diabo é "fermento fresco"? Onde compro isso? Ri-te, ri-te...mas se não te perguntar a ti não tenho coragem para perguntar a mais ninguém.
Este tem demasiado bom aspecto para as minhas mãos, acho que não sou capaz...
Saído das tuas...está uma BELEZA!!!
Se a minha mais nova o vê "estou frita"!


jinhossssss

Marisa Valadas disse...

Ficou tão giro e fofinho, até parece um bolo

Coffee Break disse...

Suri não tenhas vergonha de perguntar nada! Eu também tenho as minhas ignorancias em muitos termos gastronomicos. Mas esta do fermento é facil: podes comprar em qualquer padaria ou num hiper/super mercado. Geralmente está perto da padaria mas numa arca refrigeradora. Por exemplo, no Pingo doce costuma estar ao pé das massas folhas, quebradas, filo, das sobremesas deles, das lasanhas deles,etc. ~Geralmente vendem-se 2 cubinhos (25g) cada. Este fermento também é conhecido por fermento de padeiro! Beijos. Experimenta...ainda te surpreendes! Não penses que eu também não tenho os meus desastres culinários! Aqui para nós....nem teria graça!!!
Bjs

Suricate disse...

Obrigada minha querida:)
Sabes, fico toda contente e feliz de te fazer "publicidade", a minha Medusa (tua mais recente seguidora) descobriu-te e já começou a experimentar receitas tuas. No outro dia fez um salame, e eu farto-me de rir contente, porque desta forma engraçada, pessoas que de outro modo provávelmente não se conheceriam nunca, assim encontram afinidades, trocam conhecimentos e fazem um caminho juntas até à verdadeira amizade, que é o que sinto por ti...foste das primeiras a começar a ler-me, a conhecer-me...Obrigada Ana, gosto muito de ti.

jinhossssss

Suricate disse...

Um domingo feliz rodeada dos teus meninos:) cheia de afetos e carinhos como tu mereces Amiga!

jinhosssssss

Coffee Break disse...

Obrigado Suri! Não mereço menos do que tu certamente!
Bjs
Ana