Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Chá e bolinhos


Tenho andado "longe" do blog. Porém não está esquecido, apenas adormecido. Agora ando a ver como organizar as fotos que vou tirando e não tenho aqui colocado. Comecei por estas: uma escolha doce! Um sortido de bolinhos (quatro diferentes). Aqui deixo, para já, duas receitas ( Bolachas de chocolate e bolinhas de chocolate) e no próximo post, as restantes duas ( as raivas e as canelas).


Começo pelas que têm chocolate nos seus ingredientes! Para amantes de chocolate - de bom chocolate- como eu!

Bolachas de chocolate
(Receita Bimby)

Ingredientes:
100g de chocolate de culinária de boa qualidade
100g de açúcar
100g de manteiga
250g de farinha
1ovo
1 colher de chá de fermento em pó

Coloque no copo, o chocolate partido aos bocados e dê 3 toques turbo e pulverize em seguida 10 seg  /  vel 9. Adicione os restantes ingredientes e programe 25 seg / Vel 6. 
Retire e estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha e corte as bolachas com a forma que desejar. Leve ao forno pré aquecido a 180º cerca de 15 minutos.




 Bolinhas de chocolate
(Receita cedida pela D. Isabel da Biscake.com)
Ingredientes:
300g de açúcar
150g de manteiga
550 g de farinha
2 ovos
100g de pepitas de chocolate (50g de pepitas que derretem+ 50g de pepitas que não derretem) ou 100g de chocolate em pó (50g de cacau+50g de chocolate)

Bater bem a manteiga com a farinha.Juntar o açúcar, mas sem parar de bater. Juntar o chocolate (qualquer que seja a sua forma, em pó ou em pepitas) e continuar a bater. Por fim juntar os ovos, um a um. Colocar um pouco no frigorífico (cerca de meia hora), para a massa endurecer. Depois deste tempo, fazer umas bolinhas e colocar num tabuleiro com um papel vegetal, e levar ao forno, cerca de 15 minutos. Não deixar cozer demasiado senão podem correr o risco de ficar rijas).

Nota: Para quem não gosta de chocolate ou prefere umas bolachinhas sem chocolate, é só omitir o chocolate da receita e já está. Ou então colocar apenas as pepitas que não derretem e ficam com umas bolachinhas apenas "sarapintadas" de chocolate.


3 comentários:

Histórias e Aromas disse...

Hummmm tão bom!!!!!!!!
Vou me convidar!
Beijinho!
Cláudia

Sabores Autenticos disse...

Que lanche tão bom, adorei.
Bjs

M & M disse...

Excelentes escolhas :)