segunda-feira, 10 de março de 2014

Doce muiiiito bom



Ninguém resiste a este doce lá em casa. Faço-o poucas vezes, mas o meu filho já me andava a pedir há tanto tempo...resolvi fazer-lhe a vontade. Nem me deixaram tirar a foto antes de o abrirem ou melhor não se lembraram....como podem ver!


Ingredientes:

Para o doce de ovos:
8 ovos
180ml de água
180gr de açucar
um bocadinho de leite (eu ponho a olho, mas é só para ajudar a ficar cremoso)


 Levar ao lume a água e o açúcar até fazer ponto pérola (ferve cerca de 7 minutos). Retire e deixe arrefecer. Enquanto isso peneire as gemas para uma taça, com a ajuda de um daqueles passadores do leite (pequenos), para lhes retirar a película que envolve a gema (aprendi isto com uma amiga que frequentou um curso intensivo de culinária). Junte-as com o leite ao açúcar em ponto entretanto já arrefecido e volte a levar ao lume até engrossar sem nunca ferver.


Camada Branca:

8 claras + 4 colheres de sopa de açúcar
2 pacotes de natas + 4 colheres de sopa de açúcar

Começar por bater as claras em castelo adicionando pouco a pouco as 4 colheres de açúcar. Reserve. À parte bata as natas em chantilly adicionando também as 4 colheres de açúcar. Envolva estes dois preparados e reserva.


Por fim pique um pacote de bolachas maria e comece a empratar o doce da seguinte forma:


Comece por uma camada de bolacha picada, depois a mistura branca e por cima o doce de ovos e assim sucessivamente até terminar os ingredientes.
Vai ao frigorífico durante umas horas.

2 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Hummm...delicia!
Bjs

Diogo Marques disse...

Eu também não ia resistir, ainda por cima é fresquinho ia combinar na perfeição com o calor que está agora!
_____________________
aculpaedasbolachas.com