Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de março de 2014

Pão Milagre



Este tem sido um verdadeiro pão milagre desde que o fiz a primeira vez. Ao fim de semana, num instante se confecciona um pãozinho saboroso para o lanche.
Este particularmente tem a vantagem de não levar tempo a levedar e para quem gosta de um saborzinho a azeite no pão, então este é o ideal. 
Antigamente, havia, aqui na zona onde eu moro, um pão com a forma de uma ferradura cujo sabor era muito idêntico, confeccionadas também com azeite. Eram viciantes. 
Este pão é assim! E se estiver morno...é um perigo!!!



Ingredientes:
175gr de água
25g de fermento de padeiro
1 colher de chá de sal
310gr de farinha de trigo
20 gr de azeite


Colocar a água, o azeite e o fermento no copo e programar 2 minutos / 37º / vel 2.  Junte a farinha e o sal e programe 10 seg/ Vel 2. Em seguida, programe novamente 2 minutos/ vel espiga.
Retirar do copo e colocar em cima de uma base polvilhada com farinha. Formar uma bola com a massa e passá-la para o recipiente que que possa ir ao forno com tampa,de preferência transparente (pode ser um pirex ou até um tacho). Antes de passar a massa para lá forrar o tal recipiente com papel vegetal. Polvilhar a bola de massa com farinha, pincelá-la com azeite e polvilhá-la novamente com farinha. Levar ao forno pré aquecido até cozer (faça o teste do palito, mas leva mais ou menos 30 minutos).

1 comentário:

a disse...

Já comia uma fatia agora para o lanche!! Tão apetitoso!!
Beijinho