Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Croquetes de alheira e grão


Andava eu aqui a pesquisar as fotos que tinha em rascunho e cheguei à brilhante conclusão que, tenho lá pelo menos, duas coisas que fiz e já não sei muito bem qual a receita original!! Se há coisas que nós repetimos infinitas vezes, outras há, que nem por isso. Não quer dizer que não fossem boas ou não se tenham revelado boas, mas às vezes são receitas de "ocasião". Olhamos e fazemos. Aconteceu-me isso com um bolo mármore (que existem 500 mil receitas, mas se eu fiz aquela é porque tinha lá alguma coisa de diferente; e uns queques salgados...que não faço ideia...!).
Mas não foi o caso destas bolinhas de alheira e grão, porque além de já ter repetido, foi assim "uma febre" que passou por umas quantas amigas minhas! Então andávamos todas a fazer estes croquetes como se trabalhássemos para alguma pastelaria! Enfim, fases da vida! Mas são bons, versáteis e muito práticos para congelar. 


Ingredientes: (Adaptado de uma revista bimby)
130g de cebola
50g de margarina
1 dente de alho
1 lata grande de grão de bico já cozido e escorrido
1 alheira (usei de frango)
5 colheres de sopa de farinha
salsa picada
sal q.b.
pão ralado
1 ovo 


No copo da bimby deita a cebola e o alho e pique 5 seg / vel 5. Acrescente a margarina e programe 5min/ varoma/ vel 1. Retire a pele à alheira, corte-a aos bocados e coloque-a no copo, programando novamente 5min/ Varoma /vel 1. Acrescentar o grão e a farinha e misturar  40seg/ vel 3,5,7.Retire a massa para um recipiente, junte a salsa picada,  retifique de sal e deixe arrefecer.
Molde os croquetes (eu moldei bolinhas), passe por ovo e pão ralado e frite em óleo bem quente.

·             

4 comentários:

Histórias e Aromas disse...

Um petisco que agrada cá em casa!
imagino o seu sabor!!
Beijinho!
Cláudia L.

Coffee Break disse...

Obrigado Cláudia. Beijinho tb!

Marisa Valadas disse...

Gostei da ideia, deve ser um petisco delicioso

Coffee Break disse...

Acredita que são, Marisa. A alheira dá-lhe um saber muito bom.