Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Bolo mármore



Lá em casa é o bolo preferido do meu filho, portanto sempre que posso, tento "re-inventá-lo". Já tinha passado os olhos em algumas receitas de bolo mármore, umas com laranja, outras com cenoura outras com chocolate em barra, uns com cobertura outros sem...enfim, vocês nem imaginam a variedade ....
Decidi não me afastar muito do original e trocar o pó pela barra! Usei a minha receita base e usei chocolate de culinária. Isto porque o rapaz é esquisito e pouco dado a algumas inovações no que toca ao paladar.Mas fica um bolo com um sabor mais intenso a chocolate, o que é bom para que tanto gosta de chocolate!



Ingredientes:
250g de farinha
150g de açúcar
150g de chocolate culinário com 70% de cacau (usei Lindt)
70gr de manteiga à temperatura ambiente
2 dl de leite
6 ovos
1 colher de sobremesa de fermento

Bata as claras em castelo e reserve.Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve também.
Em seguida, bata as gemas com o açúcar, muito bem batidas e vá juntando o leite, batendo sempre. Adicione a farinha peneirada já com o fermento. Divida este preparado em 2 taças.
Entretanto leve a derreter no microondas o chocolate partido em pedaços com a manteiga. Mexa e junte a uma das taças do preparado anterior, envolvendo até ficar um creme homogéneo.

Deite o preparado sem chocolate na forma (eu usei de bolo inglês) alternando com o preparado de chocolate. Por fim, envolva com uma colher de baixo para cima, para lhe dar a textura de marmoreado.
Leve ao forno pré aquecido a 180º, cerca de 30 minutos ou fazendo o teste do palito.


10 comentários:

Joana disse...

Adoro bolo mármore :)
Acho-o um encanto!
Além de bonito é super saboroso!
O teu está com óptimo aspecto!
Um beijinho

Joana disse...

Adoro bolo mármore :)
Acho-o um encanto!
Além de bonito é super saboroso!
O teu está com óptimo aspecto!
Um beijinho

Coffee Break disse...

Obrigado!

Diogo Marques disse...

Para além de delicioso, fica muito bonito! perfeito :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Suricate disse...

A gripe levou-me por uns dias...e agora quase não te reconhecia:)
Belas mudanças sim senhora:) Um coffee break é sempre bem vindo:)))

jinhooooossssss

Coffee Break disse...

Olha...ainda hoje me lembrei de ti quando andava a deambular por alguns blogs e pensei...se calhar já nem se lembra de mim!!! Já passou tanto tempo desde que "trocámos comentários".Bom voltar a "ouvir-te"!
Quanto à gripe...agora anda a rondar-me. Ainda bem que estás melhor? Olha as tuas meninas? E as tuas "culinarices?".
Bjs...temos que "falar" mais vezes!

Suricate disse...

:) Eu tive de fechar o meu cantinho...enfim...coisas tristes....ainda me sinto assim a modos que de luto...mas continuarei sempre a visitar os amigos ♥ como tu:)
As minhas meninas umas mulheres:) 16 e 12 vê lá tu!!! Quanto a culinarices...sempre muito humildes, mas com muito carinho:)
E tu? Os teus meninos?!

Coffee Break disse...

Estamos bem, obrigado. Fechaste o teu cantinho? Mas porquê? Bom...não tenho nada a ver com isso, eu sei...só espero que tenha sido uma razão "branda"...como falta de tempo, por exemplo...beijos. Vem visitar-me quando quiseres.
Bjs
Ana

brincadeirasnacozinha disse...

Está lindo o bolo e deve estar delicioso
bjs

Sónia disse...

hummmmmm... lembrei do bolo da minha avó!!!!
:)