quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Coscorões


Mais um natal que se passou! Por aqui não se dá grande importância à passagem do ano, pelo menos, se compararmos com o natal. 
Jantou-se o tradicional bacalhau com couves e houve uma tábua de queijos para entrada. Em relação às sobremesas optámos por alguns clássicos como as rabanadas, o tronco, os sonhos, os coscorões, um bolo de noz e um bolo rei e por outros menos clássicos para esta época, mas não menos apreciado por alguns, como a baba de camelo, a salada de frutas, os brigadeiros, um molotof (oferecido por uma amiga) e as papas de moado (doce típico desta região, também oferecido por uma amiga da minha sogra).
Começo por vos deixar a receita dos coscorões e numa próxima, o bolo rei que fiz, recheado com doce de ovos, amêndoa, canela e nozes. 



Coscorões:
300gr de farinha
1 colher de sopa de aguardente
1 colher de sobremesa de fermento
sumo de meia laranja
2 ovos
100gr de manteiga


Colocar no copo da Bimby os ovos, a aguardente, o sumo de laranja, a manteiga e por fim a farinha e o fermento. Programar 5 minutos na velocidade espiga. Reservar e deixar levedar cerca de 1h. 
Esticar a massa em quadrados fazer uns golpes e fritar em óleo bem quente. Passar por açúcar e canela.

3 comentários:

cozinha100segredos disse...

A tua mesa ficou lindissima! Adoro os pratos, muito bonitos e originais! E a mesa dos doces bem recheada de coisas deliciosas! Beijinhos

M&M' Place disse...

Obrigado. Eu confesso que tenho uma certa "pancada" com loiça de natal....enfim, podia ser pior! beijinhos.

Avelã disse...

Eu por acaso dou tanta importância à passagem de ano como ao Natal :) Esses docinhos parecem deliciosos, tenho de experimentar :D