Powered By Blogger

terça-feira, 16 de junho de 2015

Pão caseiro quentinho


Deixo aqui uma receita de pão que fiz já há algum tempo e que dá para pré cozinhar e congelar. Tinha esta receita anotada num caderninho que eu tenho de receitas a experimentar, com a anotação que tinha sido numa página de facebook ligada à bimby.
Este pão é a solução para aqueles dias que queremos pãozinho quente e não nos apetece ir à padaria! É só tirar do congelador e ligar o forno. Já não me lembro quantas bolinhas rendeu mas ainda foram algumas, talvez umas 10. 
Eu sei que com o calor a vontade de ligar o forno não é muita, mas eu para comer um pãozinho quente com manteiga acompanhado por um cafezito estou sempre pronta! São os pequenos prazeres da vida! Ainda há quem precise de pouco para ser feliz...


Ingredientes:
200gr de água
120gr de leite
20gr de manteiga
25gr de fermento de padeiro fresco
500gr de farinha T 65
1 colher de café de açúcar
1 1/2 colher de chá de sal



Colocar no copo a água, a manteiga, o leite, o fermento e o açúcar. Programar 2 min/37º/Vel 2. Juntar a farinha e o sal e programar 3 min/ Vel. Espiga. Retirar para um recipiente polvilhado com farinha e deixe levedar até dobrar de volume (mais ou menos 40 minutos).Dividir a massa em 12 porções e moldar umas bolinhas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhe-as com farinha. Deixe levedar novamente cerca de 30 minutos. Entretanto, pré aqueça o forno a 180º.
Leve as bolinhas ao forno cerca de 10 minutos. Retire deixe arrefecer um pouco. Sirva ainda mornas, barradas co manteiga ou compota a gosto. Uhmmmm.....uma delicia.





  • Se quiser pré congelar, leve as bolinhas ao forno apenas 5 minutos, retire, deixe arrefecer e congele. Quando quiser pão quente é só retirar, ligar o forno e colocar lá o pão mesmo congelado cerca de 10 minutos.

2 comentários:

cozinha100segredos disse...

Vou fazer pois gostei da ideia de poder congelar! Eu gosto muito de pão caseiro, o cheirinho que deixa em casa e uma fatia barrada com manteiga ainda quente não tem preço!

Avelã disse...

O pão parece tão fofinho! Acho que toda a gente adora pão quente :)