Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Compota de tomate e canela


Felizmente tenho uma amiga que me costuma trazer uns legumes da horta da cunhada. É muito para ela e costuma repartir o excesso. Por sorte, calha-me sempre alguma coisa. Neste último cabaz veio uma grande quantidade de tomate. Lá em casa só o pai e a filha é que gostam mas este já vinha, na sua maioria, bastante maduro e assim já não gostam muito de o comer na salada. 


Vai daí que, entre fazer polpa de tomate ou compota de tomate, me decidi pela segunda opção! Isto porque, apesar de eu não ser fã de tomate, se for em doce e  aromatizado com canela, de forma a atenuar o sabor do tomate, eu como e até gosto bastante! Vai-se lá entender....

 Doce de tomate
Receita Bimby

Ingredientes:
740gr de tomate
350gr de açúcar amarelo
2 paus de canela


Numa taça grande com água a ferver colocam-se os tomates e deixam-se ficar cerca de 10 a 15 minutos. Retira-se a pele e colam-se a escorrer num escorredor. Cortam-se aos pedaços para dentro do copo e junta-se o açúcar e os paus de canela.
Programa -se 40 minutos/ Velocidade colher inversa /100º. Depois deste tempo, como o doce não estava com a consistência que eu queria, voltei a programar mais 20 minutos / varoma / Velocidade colher  inversa. E assim já ficou com esta consistência. 
Eu aconselho a fazerem aqueles primeiros 40 minutos e depois irem vendo a consistência do doce porque também tem a ver com o tipo de tomate que utilizamos.
Depois é só colocar nos frascos e fechar. A mim rendeu-me 2 frascos. 

4 comentários:

cozinha100segredos disse...

Todos os anos faço compota de tomate, adoro! Beijinhos

Joana disse...

Ficou com óptimo aspecto! Com uma cor linda e com uma consistência perfeita.
Um beijinho

Histórias e Aromas disse...

Todos os anos tenho por norma fazer.
Nada como o seu sabor caseiro!
Adorei essa cor linda!!!
Beijocas

Avelã disse...

Nunca experimentei doce de tomate, mas com canela imagino que seja bom! Está com um aspeto muito agradável :)