Powered By Blogger

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ameijoas à Bulhão pato

São as conchas, como diz o meu filho. Um destes dias disse-me "mamã, podes fazer aquelas conchas?". Tive que atender ao pedido que afinal até agrada a todos cá em casa.

Ingredientes:
Ameijoas (não sei a quantidade que usei!)
3 dentes de alho
1 cebola
azeite q.b.
1 folha de louro
sal q.b.
sumo de meio limão

Cerca de 1h antes de fazer as ameijoas coloquei-as num recipiente com água, sal e farinha para  abrirem.
Começa-se por forrar o fundo de um tacho grande com azeite e colocá-lo ao lume. Esmagam-se os alhos e pica-se a cebola. Juntam-se ao azeite assim como a folha de louro. Deixa-se alourar.
Retiram-se as ameijoas da água com farinha, lavam-se em água fria e escorrem-se. Juntam-se ao tacho ao lume e deixam-se cozinhar. A meio do cozinhado retifica-se o sal e junta-se  sumo de limão.

Aproveitei pão que estava a ficar rijo e cortei-o às fatias, coloquei-o no forno a torrar. Depois molhadinho no molho...uhmmm. De comer e chorar por mais!

5 comentários:

Lenita disse...

Olá,
Gosto muito deste prato, está bonito e apetitoso e com os frutos do mar lembra-me uma esplanada junto a um cais de pesca, uma cerveja fresca...tão bom!
Bjs

Salpicos Doces disse...

:) Adoro!
Ficaram bem bonitas e apetitosas ;)
Beijinho doce !

Catarina disse...

Faço algumas vezes pois adoro!! Já estou como a Lenita, com uma cerveja fresquinha a acompanhar e pedaços de pão alentejano é como me sabe melhor!!

beijinhos

Suricate disse...

Na minha opinião ameijoas à bulhão pato é o melhor orgasmo que um estômago pode sentir!!! Na minha primeira gravidez cometi várias vezes o pecado da gula por causa delas!...mas desses pecados...não me arrependo:-)

linksdistodaquilo disse...

Gosto de molhar pão no molho...