Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A pensar no natal...

As abóboras abundam lá por casa. Já usei nas sopas; já congelei, quem sabe para  filhoses no natal; já fiz doce (pelo menos duas vezes) a pensar em oferecer no natal e também para comer com requeijão. Confesso que  usar em bolos é a forma que menos me atrai. Deixo isso para a minha mãe que faz um belíssimo bolo de abóbora com nozes.

Doce de abóbora com nozes


Ingredientes:
2,700 kg de abóbora já limpa e descascada
1,500kg de açúcar
Raspa de 1 limão
4 paus de canela
Miolo de noz q.b.

Colocar num tacho grande a abóbora cortada aos cubos, o açúcar, os paus de canela e a raspa o limão. Deixar cozer até se desfazer. Eu usei a varinha mágica para triturar, mas fica ao gosto de cada um. Volta ao lume até fazer ponto estrada. Desligar e juntar as nozes. 
Colocar nos frascos com tampa metálica, já esterilizados, tapar e virá-los para baixo  de preferência de um dia para o outro.

11 comentários:

M & M disse...

Está com um aspecto maravilhoso :)

Catarina disse...

Adoro doce de abóbora!! O teu tem um aspecto óptimo!

beijinhos

Suricate disse...

Aiiiii menina o que tu me foste fazer: EU ADORO doce de abódora com noz!!!!!! Não tinhas nada que pôr a receita aqui escancarada à frente dos meus olhos!!!!És a minha desgraça!
...Pronto, lá se foi a desculpa do "oh que pena, não sei fazer" ....ahhh...só uma coisinha: O que diabo é o ponto de estrada ?!?! (só conheço osa pontos de liga e meia)
:))))))Ahahahahah:)))))
♥ ♥ ♥

Isabel disse...

Esse doce de abóbora ficou com uma cor linda, as nozes dão-lhe requinte !

Beijinhos :)

Isabel

Coffee Break disse...

Olha "Surizinha"...que isso não seja desculpa que eu tenho todo o gosto em enviar-te um frasquinho . Manda-me a tua morada para o meu mail pessoal (sim...porque não precisas de dizer ao mundo inteiro onde moras) e eu envio-te by CTT!!
Bjs
Ana
(mail: pina.ana@portugalmail.pt)

Suricate disse...

Minha doce Ana:) "Gradecida", mas parece tão simples que vou tentar fazer eu ...se estragar...logo te aviso, diz-me só o que é o ponto estrada, please aqui à "ingnorante"?!

Diogo Marques disse...

Vai ser um natal em grande! :)

Adoro abóbora e as possibilidades são infinitas!

Coffee Break disse...

Pronto, Suri, antes que mais alguém venha "reclamar" um frasquinho de doce, eu digo-te o que é um ponto de estrada. Pões um bocadinho de doce num pratinho e deixas arrefecer. Passas o dedo, se fizer uma "estrada" está pronto. Não tem que enganar.
Bjs
Ana

Ana disse...

Nunca tinha experimentado doce de abóbora...mas no outro dia deram-me um frasco e adorei! Adora comer em tostas, bolachas no pão...este natal vou experimentar fazer!!

Suricate disse...

Ahhhh!...percebi-te, assim mais ou menos como quando Moisés abriu os braços e se fez uma estrada no meio do mar?!?! Certo, já viste o poder que se dá à ponta de um dedo?!
Abrir uma estrada, isso é que é responsabilidade?!?!?!
Ahahahahah:)

Jinho
Bom dia Boneca:)

Coffee Break disse...

Não gozes...a estrada é pequenina...
Bjs
Ana