Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Bacalhau de festa e tostas de azeite e oregãos


Lá em casa o mês de Dezembro começa logo bem, com um aniversário.  "Vestimos" a mesa já de uma forma pré natalícia, e almoçámos com a família mais chegada, que serão provavelmente, os mesmos protagonistas da ceia de natal. Portanto, até se pode considerar este episódio, de certa forma, um ensaio natalício.
Da ementa constou este bacalhau que é um dos meus cartões de visita, segundo dizem. A receita, que não é bem esta, porque já sofreu grandes alterações, foi-me dada há uns anos por uma amiga e é sucesso garantido.
Eu batizei-o de bacalhau de festa porque é utilizado apenas em ocasiões festivas, não porque seja muito complicado mas porque assim calha.

Ingredientes: (para uma quantidade relativamente grande, se for apenas para a família nuclear faça apenas metade da receita)

800gr de bacalhau desfiado
2 embalagens de batata palha de boa qualidade
1 cenoura grande ou 2 pequenas
500gr de miolo de camarão (não reparei no calibre mas tem que ser daquele que se veja no prato!)
Azeite q.b
2 dentes de alho
1/2 cebola picada
salsa q.b
1 folha de louro
molho béchamel (eu fiz mas pode perfeitamente usar de compra, desde que seja de boa qualidade)



Coloca-se ao lume um tacho relativamente grande com o azeite, o alho esmagado, a cebola e a folha de louro. Deixa-se alourar e junta-se o bacalhau. Deixa-se cozinhar uns 10 minutos em lume médio mexendo de vez em quando. Enquanto o bacalhau cozinha, rala-se a cenoura e junta-se ao bacalhau, assim como o miolo de camarão. Mexe-se e deixa-se cozinhar mais uns minutinhos. Envolvem-se as batatas e junta-se o molho béchamel até criar uma "papa" e não aquele género de ficar a "nadar" no molho. Serve apenas para ligar.
Entretanto já com o forno pré aquecido, coloca-se o preparado do bacalhau num pirex, alisa-se e cobre-se com pão ralado e azeitonas descaroçadas. Vai ao forno a gratinar.



Como antepasto uma ideia simples mas muito apetitosa e otima para aproveitar pão do dia anterior.    

Tostas de azeite e  oregãos.

Ingredientes:
Pão (de preferência do dia anterior porque senão esfarela-se todo)
Azeite
oregãos
azeitonas sem caroços cortadas ao meio

Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e reserva-se. Liga-se o forno para ir aquecendo.Cortam-se os pães às fatias com cerca de 1cm de espessura. Pincelam-se com azeite generosamente e salpicam-se com oregãos. Termina-se com a metade da azeitona. Preenche-se o tabuleiro com as fatias de pão e vai ao forno cerca de 5 minutos. Servem-se ainda quentes/mornas.

Nota (importante!): Não sei se já repararam mas a data das fotos anda mal. Está um mês atrasada. Confesso que já andei a mexer na máquina fotográfica mas não consigo dar a volta à data! Tenho que ir ter com alguém mais "técnico"! 

6 comentários:

Catarina disse...

Este prato de bacalhau tem um aspecto divinal e parece muito simples de fazer! Tenho de testar :)

beijinhos

a disse...

E que belo ensaio...este bacalhau ficou um luxo!!
Beijinho

A Delicodoce disse...

Adorei!
Linda mesa e o bacalhau deve estar delicioso!
Bj.

Anabela Salema disse...

Olá Ana !
A mesa está linda ! Também tenho essas fitas, são mesmo giras !!!
Quanto ao bacalhau boa sugestão para a ceia de Natal.
Beijokas

Suricate disse...

Este bacalhau já vai para a minha lista de: A fazer!

Ontem repeti o suflet (fiz outra vez com atum) desta vez ficou ainda melhor!

Se quiseres pergunto a MorMeu, o técnico cá em casa é ele, à cerca da data das fotos...

Jinho

Coffee Break disse...

Sim Suri. Toda a ajuda é benvinda.Se bem que sem ver a máquina não deve ser muito fácil! De qualquer forma, fica a marca: Konica Minolta Dimage E 500 (digital) (5.0 Mega Pixels). Mas o homem cá da casa vai para a semana ao fotografo ali da rua de baixo para ver o que ele pode fazer.
Bjs e obrigado.
Ana