Powered By Blogger

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O fiel amigo dos Portugueses


Foi batizado assim pelos portugueses, devido à importância que tinha na nossa alimentação. Fazia e faz parte da nossa identidade. Da nossa identidade como povo e país de navegadores. Muito sofreram os nossos pescadores, que durante séculos pescaram nos Mares da Gronelândia e da Terra Nova, sob condições muito duras. Pescavam de uma forma muito rudimentar (pesca à linha), solitários (horas e horas a fio! Chegavam a estar 20 horas seguidas), cada um no seu dóri. Debaixo de muito frio, muito nevoeiro e muitas vezes de muita fome. Muitas foram as famílias enlutadas que choraram os seus maridos, filhos, irmãos, ...Nos Portos de Lisboa e de Aveiro. E muito mais havia para dizer sobre isto, mas neste caso, não é por isso que aqui estou! Deixei-me ir com a conversa porque conheço bem o assunto, por razões profissionais.

Mas agora o que me traz por aqui:
Hoje trago uma sugestão com bacalhau. Uma sugestão que penso até já ter colocado aqui no blog mas que como é muito versátil, pois podemos guarnecer com os legumes /ingredientes que mais gostamos, talvez seja bom lembrar.
É uma receita que, se tivermos os ingredientes em casa, é muito rápida de se fazer e tem a vantagem de se poder congelar antes de ir ao forno. 
Quando faço este bacalhau, normalmente faço sempre em maior quantidade, para poder congelar pelo menos para 1 ou 2 refeições, para aqueles dias com menos tempo ou que chegamos a casa e não nos apetece muito cozinhar. Muito bom, muito rápido e muito simples. O que é que se pode desejar mais?!


Ingredientes:
800gr de migas de bacalhau ( já demolhado)
4 ou 5 batatas grandes para fritar em cubos ou 1 pacote grande de batata palha de boa qualidade
2 cenouras  raladas
molho béchamel
1 cebola (picada)
1 dente de alho esmagado
1 folha de louro
Azeite  q.b.
sal q.b
Pão ralado

Para o béchamel: (receita bimby)
600 ml de leite
60gr de farinha
40gr de manteiga
sal q.b.

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 8 min /90º / vel4. E reservar.

Se for fritar as batatas comece por fazê-lo. Caso contrário, comece no passo seguinte.
Num tacho, colocar a cebola picada, o azeite (de modo a forrar o fundo do tacho), o alho e a folha de louro. Deixar alourar e acrescentar o bacalhau escorrido. Deixar estar uns 10 minutos em lume baixo e mexendo frequentemente. A meio junte a cenoura ralada e o sal (atenção que e usar batatas de pacote, estas já são suficientemente salgadas). Acrescente o béchamel e deixe cozer mais 5 minutos. Incorpore as batatas e envolva. Desligue em seguida o lume.
Passe para um pirex, polvilhe com pão ralado e leve ao forno.

sirva com uma salada ou com legumes cozidos.

Nota: Neste bacalhau podemos juntar além da cenoura, outros legumes, como ervilhas, espinafres, milho ou até miolo de camarão. Já fiz várias combinações e fica sempre bom.





4 comentários:

Diogo Marques disse...

Um grande amigo mesmo :) Eu adoro bacalhau!
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Coffee Break disse...

Eu também gosto muito de bacalhau. De todas as formas. É sempre bom.
Uma boa semana.
Ana

Fátima Fonseca disse...

Adoro!!!!
Ficou com bom aspecto!

Fátima Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.