Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pão de abóbora


Normalmente aproveito o fim de semana para fazer pão porque, por norma, é uma tarefa demorada e que temos que respeitar tempos de fermentação, mais até do que o trabalho propriamente dito que dá fazer o pão em si.


Este vi-o aqui e decido logo que era "o próximo", não só porque tinha abóbora descongelada, que me tinha sobrado do bolo de nozes com abóbora mas porque o seu aspeto me pareceu divinal. E realmente não me desiludiu.
Além disso, o tempo não convida a mais nada senão a ligar o forno e a perfumar a casa com um belo pão ou com um bolo, para petiscarmos uma fatia com uma bela chávena de chá.


Ingredientes:
400gr de abóbora já descascada e limpa (na receita original é 500gr mas a mim só me restavam 400gr e ficou igualmente saboroso)
600gr de farinha (usei com fermento)
25gr de fermento fresco
2 colheres de chá de sal


Comece por cozer a abóbora. Retire-a e escora-a bem. Deixe ficar a escorrer a abóbora num passador durante um bom bocado, para que saia a maior parte da água da cozedura. Reserve a água de cozer a abóbora.
Coloque a abóbora já devidamente escorrida no copo da bimby e programe 30 seg/ vel 9. Se a abóbora ainda estiver quente deixe arrefecer.
Depois coloque os restantes ingredientes por cima do puré da abóbora e programe 7 minutos na velocidade espiga. No final, se a massa estiver seca, adicione um pouco da água de cozer a abóbora até obter uma massa firme. Eu tive que acrescentar.
Retire a massa e coloque num recipiente tapado com película ou com um pano e deixe levedar cerca de 2 horas.
Volte a colocar a massa no copo da bimby e bata 3 minutos na velocidade espiga. Retire novamente para um recipiente volte a tapar com um pano. Deixe levedar mais 1 hora.
Pré aqueça o forno e forre um tabuleiro com papel vegetal. Molde o pão e faça uns cortes com uma faca na parte de cima. Leve ao forno a cerca de 200º até estar cozido. Eu fiz o teste do palito. 
Quando colocar o pão no forno, coloque também uma taça de metal com água, para que o pão fique mais estaladiço.

3 comentários:

cozinha100segredos disse...

Que pão tão bom! E tão simples! Beijinhos

Histórias e Aromas disse...

Humm fiquei tentada!
Adorei a textura e a cor!!
Beijinho!
Cláudia L. ♥

Avelã disse...

Nunca faço pão caseiro! Tenho de fazer esse, que parece ter uma textura perfeita :)