Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os jantares das segundas e quintas feiras têm que ficar "semi-prontos" de véspera porque chegamos a casa muito tarde. Aliás, esta semana eu comentava com outra mãe, que me dava jeito ter um controlo remoto para ligar o forno, quando ela me disse que os fornos elétricos podiam ser programados! E agora saber do livro de instruções do meu forno??? Pronto...enquanto isso, vou deixando de véspera o jantar mais ou menos pronto, de forma a chegar a casa e enquanto  se põe a mesa e se arrumam mais umas coisas, ele próprio se acaba de cozinhar. Os pratos de forno são quase sempre os eleitos por várias razões: permitem ficar já preparados com antecedência e ajudam a aquecer o ambiente com o calor do forno.


Desta vez foi empadão. Ficaram quase prontos no frigorífico, já individualizados em ramekins,  apenas à espera de serem pincelados com a gema de ovo e gratinados com o calor do forno, para acompanharem um  
caldo verde e uma salada de tomate e pepino.

Ingredientes:
Carne picada estufada (eu estufei cerca de 1kg de carne e utilizei alguma para preparar este empadão)
Puré de batata
Gema de ovo para pincelar.

Carne picada:
Colocar um tacho ao lume com azeite, alho picado, uma folha de louro, polpa de tomate e 3 ou 4 rodelas de chouriço pouco gordo. deixar dourar um pouco e juntar a carne picada. Deixar cozinhar cerca de 40 minutos, temperando com sal entretanto, claro. Quando estiver cozinhado, desligar e reservar.

Puré de batata:
5 batatas médias
sal q.b.
leite q.b.
noz moscada q.b.

Cozer as batatas com água e sal. Depois de bem escorridas, passar com a varinha mágica, acrescentar leite até ficar com a consistência desejada e a noz moscada. Passar novamente com a varinha mágica.

Depois é só colocar num recipiente ou em vários que possam ir ao forno e começar pelo puré, depois a carne e finalizar com o puré. Pincelar com gema de ovo e vai ao forno a gratinar.

P.s.: a restante carne estufada fica para o jantar de 5ª feira: Bolonhesa.

3 comentários:

M & M disse...

Uma maravilha :)

Catarina disse...

Adoro empadão, o teu está muito convidativo :)

beijinhos

Suricate disse...

Et Voilá! Finalmente! Esta eu já sei fazer:) Escusado será dizer que sem a tua bonita apresentação.

Jinho minha doce Ana (com sabor a doce de abóbora:))))