Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Queques de limão



Não tem sido fácil arranjar tempo para alimentar este blog. Pelo menos de forma mais assídua. Tenho muita coisa em "arquivo", mas tempo para publicar....é que é pior! Vamos a ver se esta semana me redimo! Assim espero...


Entretanto, começo a semana com estes queques, que nos piscam o olho e que em termos de sabor fazem jus à fotografia.
A ideia original é do blog Cinco Quartos de Laranja, que eu visito regularmente e que tem ideias maravilhosas.

Queques de limão
(adaptado do blog cinco quartos de laranja)
 
Ingredientes:
120gr de manteiga (usei com sal)
100gr de açúcar
Raspa de 1 limão
3 ovos XL
130gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
30 gr de maizena
50 ml de leite
sumo de meio limão
1 pitada de sal

Colocar o leite num copo e juntar um pouco de sumo de limão. Começar por bater as claras em castelo com uma pitada de sal e umas gotas de limão e reservar. Num recipiente, bater a manteiga com o açúcar e a raspa de limão até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição.
Juntar o leite com o sumo de limão, a farinha, o fermento e a maizena e bater. envolver as claras neste preparado. 
Distribuir a massa por formas de queques, previamente untadas pinceladas com manteiga derretida e levar ao forno pré-aquecido a 180º, até estarem douradinhos, cerca de 15 a 20 minutos. 

A massa dos meus queques renderam-me 6  queques XL, porque são as formas que tenho, mas podem utilizar mais pequenas.

5 comentários:

cozinha100segredos disse...

Uns queques calham sempre bem, acabei de meter uns ao forno! Beijinhos

O Cantinho dos Gulosos disse...

ficaram com bom aspeto já ia com um cafezinho.


O Cantinho dos Gulosos

Coffee Break disse...

Estes são deliciosos!Como eram grandes acabei por congelar alguns e fui tirando quando apetecia. Descongelam num instante e sabem ainda melhor depois.
Bjs
Ana

Joana disse...

Adoro bolinhos de limão!
Estes queques estão com óptimo aspecto!
Adorei.
Um beijinho

Avelã disse...

Ficaram mesmo gulosos! E com um feitio tão bonito :)