Powered By Blogger

domingo, 26 de agosto de 2012

Bolinhas para o lanche



Ontem para o lanche resolvi fazer pão. Andava com saudades do cheiro do pão quente a invadir a casa e resolvi "matar" essas saudades. Fui aos meus apontamentos de receitas de pão e o resultado foram estas bolinhas com textura muito fofa e nada compacta. Desapareceram num instante. O meu filho até comia sem nada. Para mim, com fiambre de perú e uma chávena de café. Soube-me tão bem...
 
Ingredientes:
1 iogurte natural
60ml de leite
30 gr de açucar
30gr de manteiga derretida
250gr de farinha
1 saqueta de fermento de padeiro rápido
sal q.b.
 
Para pincelar:
1 ovo batido
Açucar q.b.
 
Começar por misturar a farinha com o sal, o açucar e o fermento. Envolver com uma colher. Incorporar o leite, o iogurte e a manteiga e envolva bem com a batedeira usando as varas em espiral.
Retirar a massa do recipiente e amassá-la numa superficie enfarinhada durante uns minutos. Formar uma bola e colocar a levedar tapado com um cobertor até dobrar de volume.
Aqui tenho que fazer uma ressalva: a minha massa nunca duplicou o volume, apenas cresceu mais um pouco. E esteve lá quase 1h e 30m. Mas pelo resultado final..não é problema. O único senão é que não renderam tanto como deviam.
Depois então desta hora e meia de repouso, dividir a massa em bolinhas e colocá-las logo no tabuleiro de ir ao forno. Voltar a tapar e deixe repousar mais 30minutos.
 
Antes de levar ao forno pincelar com ovo batido e polvilhar com açucar.
Colocar em forno pré aquecido cerca de 15 minutos.

4 comentários:

Catarina disse...

Olá!! Acho que em vez de estar aqui a preguiçar no sofá, me vou dedicar a fazer estas tuas bolinhas agora à tarde :) é estão mesmo apetitosas!!!

beijinhos e bom domingo

Coffee Break disse...

Mas preguiçar no sofá também é bom....!
bjs
Ana

Suricate disse...

Ai que bom aspecto, lá se vai a minha linha, Ana:-)estou de férias, o esforço para manter o peso é a triplicar! E sempre que cá venho fico a insalivar...escusado será dizer que por "tua causa" no outro dia fui "obrigada" a fazer ameijoas à bolhão pato!!!Mas valeu tanto a pena...há outra coisa que me faz perder o tino: Pão, pãozinho de todas as formas e feitios!:-) Boa semana!

Joana disse...

Está com óptimo aspecto este pão :)
O cheirinho a pão a invadir a casa é uma delicia!