Powered By Blogger

sábado, 23 de julho de 2011

Jantar multicultural
















Na 5ª feira conseguimos juntar à mesma mesa três nacionalidades diferentes: Inglesa, Holandesa e claro, Portuguesa. Foi um jantar de amigos, um churrasco, em que tivemos na mesa, o que foi considerado, o melhor moscatel do mundo. De entrada vários patés feitos pelo A., tendo o atum como base : Paté de atum com molho de whisky; com molho de alho; com molho de pimenta verde e com maionese.


As azeitonas foram temperadas com azeite e oregãos.


Depois fiz uma Charlotte de Mousse de chocolate e mascarpone inspirado neste. Alterei algumas coisas porque achei que a receita original combinava ingredientes muito calóricos.


Ingredientes:


1 embalagem de palitos de La Reine


Licor Baileys q. b.


250g de queijo mascarpone


1 iogurte grego


40g de açucar


2 folhas de gelatina



Para a Mousse:


1 tablete de chocolate para culinária


150g de açucar


5 ovos


1 1/2 colher de sopa de manteiga


1 colher de sopa de leite



Começa-se por fazer a mousse de chocolate e reserva-se. Depois bate-se o mascarpone com o iogurte grego e as 40g de açucar. Juntam-se as 2 folhas de gelatina, jé demolhadas em água fria e diluidas na água quente. Retirar a base da forma de mola. Colocar o cinto da forma já no prato de servir a charlotte. Molham-se alguns palitos em Baileys para colocar no fundo do prato e a fazer de "parede". De seguida verte-se a mistura do mascarpone. Colocam-se bocadinhos de palitos de La Reine (sem ser embebidos no baileys) por cima ("esfarelados") numa camada uniforme que tape a camada branca do mascarpone. Por cima verte-se a mousse de chocolate. Vai ao frigorifico algumas horas até desenformar.
























Sem comentários: