terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Doce de Abóbora

A O. tinha-me dado uma abóbora que tinha trazido do quintal da sogra. Trouxe uma para mim e outra para ela. No fim de semana, numa tarde de domingo de chuva, pensei "vou tratar da abóbora" . E assim foi! Como tinha alguma congelada para usar na sopa e tinha sopa acabada de fazer resolvi utilizá-la em doce/compota. A única coisa que me faltou colocar (por falta de tempo) foram as nozes. Eu prefiro doce de abóbora com nozes em vez de "simples". Mas mesmo sem as nozes ficou ótimo. Ontem depois de jantar comemos com requeijão! Uma delícia!


Ingredientes:

1,500Kg de abóbora descascada e limpa

500gr de açucar amarelo

500gr de açucar branco

1 cálice de vinho do Porto

Raspa de 1 laranja

6 paus de canela

1 colher de café mal cheia de canela em pó


Colocam-se os ingredientes todos num tacho a cozer. O açucar e a abóbora vão fazer muito liquido. Quando a abóbora estiver cozida, escorre-se a calda de açucar para uma taça e passa-se a abóbora com a varinha mágica (retiram-se os paus de canela, claro). Em seguida vai-se acrescentando de novo o líquido da calda de açucar para a abóbora dentro do tacho até adquirir a consistência que nós queremos (mais ou menos espesso, conforme o gosto). Deixa-se ferver até atingir o ponto estrada, cerca de 1h e meia mais ou menos. Depois colocam-se em frascos esterelizados, sempre com tampa metálica e fecham-se. Viram-se para baixo e deixa-se estar algumas horas para criar "vácuo".

2 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

adoro doces....muito bonito o teu...bjokitas

Titanices disse...

Também faço assim e fica uma delícia. Por vezes junto nozes ou amêndoas laminadas. Sempre bom com requeijão ou queijo creme philadelphia!!!!