Powered By Blogger

terça-feira, 15 de maio de 2012

Brioche para o lanche


Estou de volta depois de alguns dias de abandono "deste lar". O tempo parece não se decidir! Ora faz calor...mas sem sol...ora está um sol envergonhado e uma aragem caracteristica desta cidade à beira mar. Ficamos baralhados. No fim de semana foi assim..calor mas sem sol. Pensei em não ligar o forno, mas as crianças estão sempre à espera de um lanche diferente quando não há escola. Não quis desiludi-las.
Este brioche tinha-o "debaixo de olho" para uma destas oportunidades. Vi-o neste blog e agradou-me o aspecto. Não me enganei. Fica fofo e tal e qual um pão de "leite gigante".

Ingredientes:
150ml de leite
80gr de açucar
50gr de manteiga
1 pitada de sal
3 gemas
25gr de fermento de padeiro
400gr de farinha

Começa-se por aquecer o leite com a manteiga (eu usei o microondas). Verte-se para uma taça grande e junta-se o açucar e o sal. Com a ajuda dos dedos desfaz-se o fermento de padeiro para dentro da mistura. Depois usei a batedeira para envolver tudo. De seguida juntei as gemas préviamente batidas com um garfo. Voltei a bater. Por fim juntei a farinha  e usei a batedeira mas com as varas de massas.
Forrei uma forma de bolo inglês com papel vegetal e coloquei a massa lá dentro. Envolvi a forma num pano e depois num cobertor polar pequeno e deixei levedar cerca de 1h. Findo este tempo foi ao forno pré aquecido cerca de 20 minutos.

3 comentários:

Sara Ramos disse...

Estados do tempo à parte... ficou com um aspecto. ui ui

Coffee Break disse...

Aconselho vivamente (o brioche não o tempo!)

Diogo Marques disse...

Hummm...tão doce e fofo...é irresistível :)