Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bolo de chocolate com cobertura de chocolate branco


Não...não emigrei! Algumas leitoras mais assíduas já se devem ter interrogado a propósito da minha ausência. Pois bem...a juntar a uma avaria técnica do computador, ainda temos o dia a dia que às vezes não nos deixa o espaço que nós gostariamos de ter para estas coisas que até nos dão prazer. Durante esta ausência, coisas boas aconteceram e coisas menos boas também...infelizmente. Mas é a vida. Das coisas boas tenho que salientar o aniversário da minha princesa. Teve uma festa cheia de amigos e amigas, muita brincadeira, muita agitação e claro um merecido lanche!
Começo por este bolo que, além de ser de chocolate (como diz uma amiga " festa de aniversário sem bolo de chocolate não é festa!), é engraçado aos olhos dos pequenos e graudos. Nada mais simples.

Bolo:
5 ovos
100gr de manteiga
180gr de chocolate negro em barra
100gr de farinha
180gr de açucar

Derrete-se a manteiga com o chocolate no microondas. Batem-se os ovos com a farinha e o açucar. Junta-se o chocolate ja derretido com a manteiga. Depois de tudo bem ligado verter para um pirex redondo e levar ao microondas durante aproximadamente 6 minutos. Não devem programar logo os 6 minutos; devem começar por 3 minutos e ir vendo.
Quando pronto retira-se e deixa-se arrefecer ainda no pirex. Entretanto prepara-se a cobertura.

Cobertura:
180gr de chocolate branco para culinária
100ml de natas

Partir o chocolate aos bocadinhos e levar a derreter em banho maria até fazer um creme homogéneo. Retirar do lume e deixar arrrefecer. Depois de frio ou pelo menos já morno, juntar as natas (diretamente do pacote, sem as bater) aos poucos e ir incorporando até o creme ficar com uma textura cremosa.
Desenformar o bolo e verter o creme branco para cima do mesmo. Decorar com maltesers.

7 comentários:

Suricate disse...

Já tinha "perguntado" tantas vezes por ti?!?!?Que saudades de ti e das coisinhas boas que nos trazes. Claro, bolo de chocolate! Claro, what else? A minha cozinheirinha mais pequena agradece, aposto que vai ficar com o nariz aqui até conseguir copiar a receita! Espero que as "coisas menos boas" já estejam longe, é bom ter-te de volta! Bom fim de semana grande!:-)
jinho

Anabela Salema disse...

Olá Ana !
Pois é verdade já tinha sentido a tua falta... Espero que esteja tudo bem, amiga...
Um beijinho á tua filhota de parabéns e a ti um xi coração. O bolo ficou original, gostei da receita simples. A cobertura ficou fantástica !
Um grande beijinho e bom feriado.

Anabela Salema disse...

Olá Ana !
Pois é verdade já tinha sentido a tua falta... Espero que esteja tudo bem, amiga...
Um beijinho á tua filhota de parabéns e a ti um xi coração. O bolo ficou original, gostei da receita simples. A cobertura ficou fantástica !
Um grande beijinho e bom feriado.

M & M disse...

Uma verdadeira delícia :)

Coffee Break disse...

Obrigado a todas!
Bjs
Ana

A Delicodoce disse...

Olá :))
Ainda bem que voltaste, pois é sempre bom vir ao teu cantinho ver as tuas receitas e leras tuas palavras.
Parabéns à tua filhota e a ti. O bolo está lindo!!!
Bom fim de semana e beijinho.

Blog do Chocolate disse...

Olá Ana,

Este bolo de chocolate está uuma perdição apesar da receita não ser de grande complexidade !

Perfeito !

Beijinhos