Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Rosca de coco


Ontem era a meu "dia de intervalo". Falo das atividades das crianças e da minha função de logistica das mesmas. Partilho conversas com alguns pais e penso que todos nós sofremos do mesmo "mal". Deixamos de chamar os nomes pelos dias para chamá-los pelas atividades! Por exemplo, às vezes quando o A. me pergunta: "que dia é hoje? É 4ª feira? Eu respondo...sim...é dia de inglês ou sim...é dia de piscina..." Até com os outros pais acontece o mesmo, em conversa; "hoje não posso...tenho piscina...amanhã também não...há catequese..." ou " Sexta feira não podemos ir por causa do basquete..."  enfim...chegamos a esta fase em que nos pautamos fora do trabalho pelo "trabalho" dos filhos. Ainda ontem o N. me dizia com algum ar de sofrimento..."a partir de amanhã vai ser igreja todos os dias!" E eu com ar conformado, abanava a cabeça que sim!
Eu não me posso queixar com pessoas mais velhas porque dizem logo..."ainda vais ter saudades destas andanças". E eu sei que elas têm razão. E que tenho todos os dias de manhã duas lindas razões para sorrir!
Mas voltando ao meu "dia de folga"...cheguei a casa com vontade de fazer pão... ou seria bolo?! Qualquer coisa que não fosse nem muito doce nem muito "pão".
A O. tinha-me emprestado o seu livro da Bimby (tem andado a ver se me converte à Bimby mas eu ainda não me rendi, apesar de lhe reconhecer algumas boas capacidades) e entre as receitas estava um pão de Deus em forma de trança que eu resolvi adaptar da bimby para o modo tradicional. (Depois é por estas e por outras que eu não me converto aos encantos da Bimby!!!)

Ingredientes:
150gr de açucar
300ml de leite
25g de fermento de padeiro fresco
2 ovos (batidos)
100 gr de manteiga derretida
650gr de manteiga
60 gr de coco ralado
sal q.b.

Para cobrir:
1 ovo grande
2 colheres de sopa de leite bem cheias
2 colheres de sopa de açucar
6 colheres de sopa de coco bem cheias

Bater o leite, a manteiga, o açucar e o coco. Partir o fermento com os dedeos e juntar à mistura. Bater bem. juntar os ovos batidos. Por fim adicional a farinha e o sal. Deixar a massa repusar cerca de meia hora num sitio quente.
Entretanto preparar a cobertura: Colocar todos os ingredientes numa taça e bater bem.

Retirar a massa da taça onde esteve a levedar e dar-lhe a forma que desejar. Colocar num tabuleiro forrado de papel vegetal e cobri-la com a mistura . Vai ao forno cerca de 25 minutos. Delicioso.

4 comentários:

O Cantinho da Sophia disse...

Adorei o aspecto. Eu gosto tudo o que tenha coco e esta rosca está mesmo um espectáculo.
Beijinhos

Coffee Break disse...

Eu também. E curiosamente, foi feita ontem à noite, mas hoje está melhor. Não sei e foi por eu ter provado ainda quente...não sei. Está mesmo deliciosa. Para a próxima faço em pãezinhos individuais.
Bjs Ana

Ana disse...

Ficou maravilhosa!!! Eu também adoro coco, tenho que experimentar assim.
Beijinho

Diogo Marques disse...

humm...sim, pão ou bolo? A mim lembra-me um pão de deus :D Esse delicioso bolo com nome de pão ;)