sexta-feira, 8 de junho de 2012

Celebração da 1ª comunhão

Ontem foi um dia especial para a nossa família, principalmente para a nossa princesa M. Foi uma semana difícil...entre testes e provas na escola, fins de tarde na igreja para ensaios, reuniões de preparação...pobrezinha...todos os dias de manhã, quando acordava ia para a casa de banho e dizia que lhe doía a barriga. (o que vale é que hoje já não doi nada!) 
Foi um dia feliz!. O S. Pedro ajudou bastante. A igreja estava cheia de crianças "nervosas", pais orgulhosos, catequistas com um semblante de 1ª missão cumprida e muitos flashs de câmaras fotográficas e de filmar. A igreja foi pequena para tantos espectadores.
Depois da Eucaristia e das fotografias que se impunham, fomos buscar o bolo. Confesso que a minha intenção era fazê-lo...mas foi-me dado um ultimato de que, naquele dia não ia para a cozinha. Nem para o bolo. Era para desfrutar com a família, amigos e claro com a M. Acabei por concordar. Assim foi. E ainda bem que concordei. Acabou por ser um dia calmo, apenas de convívio, sem preocupações nem azafamas.




O Bolo:
Se calhar para alguns de vós, este bolo foge um bocadinho aos tradicionais bolos da comunhão. Faltam-lhe os tais símbolos que se impõem nestas ocasiões (a espiga, o cálice, as uvas, as hóstias, e outras coisas mais...) mas eu já ando a fugir ao tradicional desde o meu bolo de casamento, que por sinal, já não contou com o famoso "par de noivos" em cima, nem teve direito a escadas e cascatas. Que me perdoem os mais tradicionais...mas não...!Inspirei-me num daqueles bolos fantásticos da Martha Stewart. Nem os bolos de baptizado dos meus filhos tiveram direito aos bonequinhos de tule ou aos berços. 
Portanto... o da comunhão não podia ser excepção. E fiquei feliz quando cheguei à pastelaria para o ir buscar e a senhora ao tirá-lo da vitrina frigorífica me disse: "Não imagina o quanto este bolo já foi elogiado hoje pelas clientes que aqui vieram!" . Fiquei contente com o resultado. 
Por dentro optei por uma massa de pão de ló, que eu sei que agrada a todos (embora  se fosse para outra ocasião, com menos pessoas, teria optado por um miolo de noz) e com um recheio de chocolate crocante que deixou os convidados completamente rendidos.





Apesar de diferente, todos foram unanimes na apreciação do bolo (por fora e por dentro). Bonito, elegante, fino e bastante saboroso. Parabéns ao pasteleiro.
Pormenores da festa, ficam para depois...

6 comentários:

Moranguetes disse...

Olá amiga !
Parabéns á tua filhota. Ainda recordo o dia da minha 1ª comunhão e tenho pena que o meu filhote não quis ir para a catequese...
O bolo ficou lindo e realmente muito elegante.
Um grande beijinho e bom fim-de-semana !

M&M'Place disse...

Obrigado. Beijinhos para ti também e bom fim de semana
Ana

Catarina Sá disse...

Olá! Cá estou eu de novo para te dizer que escolheste um bolo que até para um casamento dava pois ficou tão lindo e simples :) Também gosto de coisas simples, se bem que ás vezes não pode ser sempre pois há que agradar a gregos e troianos!

beijinhos e bom fim de semana!

M&M'Place disse...

Obrigado Catarina. Ainda bem que gostaste.
Bjs e boa semana
Ana

O Cantinho da Sophia disse...

Parabéns pela 1ª Comunhão da filhota. O bolo ficou tão lindo.
Muitos beijinhos

M&M'Place disse...

Obrigado Sofia.Bjs
Ana