sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Tronco de Natal

















Foi a minha estreia neste bolo. E devo dizer que apesar das minhas desconfianças ela até saiu bem. A receita é novamente da Joana Roque. A única ressalva ao bolo é que como segui a receita à risca, achei que o creme ficou um bocadinho doce. Portanto se voltar a fazer vou alterar a quantidade de açucar do creme. Quanto ao bolo em si, vou usar mais vezes de certeza porque ele fica com uma textura de mal cozido, nada seco. Como base para tortas, é de fazer sem hesitar.

Ingredientes:

Bolo:
3 ovos
150g açucar
50g de farinha
50g de maisena
10g açucar baunilhado (usei uma colher de café de essência de baunilha)
1 colher de chá fermento
20g de manteiga
1 colher de sopa de água


Creme de chocolate:
1 ovo
90g de manteiga
50g açucar (usei em pó)
50g chocolate culinária
1 colher de café (não usei)


Creme de natas:
125ml de natas (usei frescas)
50g de açucar em pó

Comece por fazer o bolo. Bata as claras em castelo e reserve. De seguida bata as gemas com o açucar e a essência de baunilha. Acrescente o fermento, as duas farinhas e a colher de sopa de água. Envolva as claras a este preparado. Coloque a massa num tabuleiro retangular forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 10 minutos.
Quando o bolo estiver feito desenforme sobre um pano e deixe arrefecer completamente.
Entretanto faça o creme do chocolate. Derreta o chocolate com a manteiga do microondas e junte o açucar e o ovo. Misture bem e reserve no frigorifico.
Prepare entretanto o chantilly. Bata as natas com o açucar, até ficarem bem firmes.
Misture os dois cremes, o das natas com o do chocolate.
Barre o bolo com parte do creme de forma a recheá-lo antes de o enrolar. Enrole com a ajuda do pano e corte as extremidades do bolo para poder formar o tronco. Barre-o por cima e coloque-lhe as duas extremidades barrando-as com o creme. Decore o tronco com motivos de natal.

Sem comentários: