segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ensaios para o Natal

Neste domingo andei a fazer uns "ensaios" para o natal. Estas bolachas e uns bombons que mais tarde hei-de aqui colocar. Para já ficam as bolachas. Os meninos pediram-me numa tarde chuvosa como a de ontem para fazer umas bolachinhas e eu juntei o util ao prazer de brincar com eles na cozinha.


Ingredientes:
(receita adaptada do livro da Mafalda Pinto leite, "Cozinha para quem quer poupar"pág.172)

2 e 1/2 chávenas de farinha de trigo
1/2 chávena de farinha maisena
1 chávena mal cheia de açucar em pó
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
200g de manteiga amolecida

Bate-se a manteiga com o açucar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junta-se o ovo e a essencia de baunilha e bate-se novamente. Por fim, peneiram-se as duas farinhas e juntam-se ao preparado anterior envolvendo inicialmente com uma colher de pau e depois amassando com as mãos. Envolve-se a massa numa pelicula aderente e vai ao frigorifico cerca de 20 a 30 minutos .
Findo este tempo, estende-se a massa com a ajuda de um rolo e com a ajuda dos cortadores de bolachas, cortam-se. Vai ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, cerca de 8 minutos.
Depois deixam-se arrefecer em cima e se quiserem decoram-nas e não guardam-nas numa latinha devidamente fechada.
Nós fizemos as duas coisas: metade guardámos numa latinha alusiva ao natal que temos na cozinha e com as restantes decorámos com chocolate preto belga para fundue (é mais espesso) e colocámos numas rolinhos coloridos e noutras coco com corante verde.

4 comentários:

Maria disse...

Não podes ver nada, no sábado também fiz bolachas de manteiga! Mas não meti salada nem chocolate por cima. Onde arranjaste essas coisas verdes?

M&M'Place disse...

Rica filha...tu não sejas assim! Olha eu nem sabia o que tinhas feito na cozinha! Quanto à "salada verde" eu disse que era coco com corante verde! Falta de atenção! Mas eu prometo que te mando um cartuchinho delas para o natal!Bolachinhas e mais um miminho!Bjs e boa semana.

Maria disse...

Pois pois, acontece que a tua mãe esteve lá no sábado, provou as minhas bolachas e até levou a receita, não vale a pena disfarçares! Mas é outra receita. O coco já se compra assim? Fico à espera então :D. Bjs

M&M'Place disse...

O coco é branco em qualquer parte do mundo! Mas se comprares um frasquinho de corante alimentar e colocares umas gotinhas numa tacinha com o coco fica da cor do corante; neste caso verde. Como é que tu pensas que se fazem os bolos de aniversário com campos de futebol?