Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Doce e salgado

Pizza /Tarte salgada


Para o fim de semana, que está à porta, e que até se avizinha com sol, deixo duas sugestões: uma salgada e outra doce. A salgada que começou por ser pensada em tarte, acabou por se transformar à ultima da hora em pizza. Acabei por esticar mais a massa porque achei que para tarte me faltavam ingredientes que faziam alguma diferença, como o pimento, então optei pela pizza. A massa fica deliciosa, estaladiça e além disso é fácil e rápida. O que é que se pode pedir mais!

Ingredientes para a massa:
200gr de farinha
100gr de margarina amolecida
2 ovos
5 colheres de sopa de leite
sal q.b.

Colocam-se os ingredientes numa taça e batem-se com as varas em espiral. Quando a massa formar uma bola retirar e numa superficie enfarinhada, amassar um pouco. Formar uma bola e envolver em papel aderente. Descansa cerca de 15 a 20 minutos no frigorifico.
Retira-se, volta a amassar e estica com o rolo. Coloca-se num tabuleiro forrado com papel vegetal. Por cima coloca-se o que quisermos. como se transformou em pizza, coloquei polpa de tomate, fatias de fiambre, fatias de queijo, salsichas, oregãos e azeitonas sem caroço. Vai ao forno até estar pronta.

                                                   Bolo de coco e lima



A outra sugestão é doce e foi a forma que encontrei para aproveitar algumas limas que estavam a ficar com um ar enrugado na fruteira. O coco...é como o chocolate...não precisa de desculpa...cá em casa fica sempre bem com tudo.
Ingredientes:
5 ovos (usei de pata)
250gr de farinha
200gr de açucar
100gr de manteiga
1 colher de chá de fermento em pó
250ml de leite
50gr de coco
sumo de 3 limas
raspa de 1 lima

Começar por separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar. À parte bater as gemas com o açucar. Entretanto misturar o coco no leite e juntar às gemas batidas com o açucar. juntar os restantes ingredientes e bater bem. Envolver as claras. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha e deitar a massa do bolo. Vai ao forno pré aquecido até estar cozido.

8 comentários:

Suricate disse...

Ai mãezinha...passar por aqui é coisa de masoquista...sei que vou sofrer só de olhar, mas passo na mesma! Bom Fim-de-semana:-)

M & M disse...

Ambas me agradam :)

Catarina disse...

Tudo com excelente aspecto!! beijinhos e bom fim de semana!

Diogo Marques disse...

Eu prefiro o doce :D porque será hehe ;)

Uma maravilha e bem docinho!

Anabela Salema disse...

Que delica, amiguinha !
Bom fim-de-semana !
Beijos.

A Delicodoce disse...

Que rico salgadinho e rico bolinho :))
Boa semana e beijinho.

Joana disse...

Gostei muito... Embora seja de doces, prefiro a salgada porque não gosto de coco... Embora tenha um ar delicioso!

Maria disse...

Já nem os patos estão a salvo das tuas experiências!!