domingo, 2 de outubro de 2011

A minha Princesa fez 9 anos

Os aniversários das crianças - não sei se acontece o mesmo com os outros - mas eu acho que são um bocadinho como as pilhas duracell: duram...duram...duram. Ou seja, é um bolo para a escola, outro para casa, outro para a festa com os amigos, enfim... muita vez se cantam os parabéns à criança . Mas ainda bem que assim é. É bom sinal. A M. adorou o bolo. Tinha-me pedido um bolo de chocolate. Eu fiz-lhe a vontade: afinal ela era a raínha da festa!


Este foi o bolo para a escola. Tinha-o nas minhas recitas de bolos a experimentar e fica delicioso. Perguntem às crianças!




Bolo




Ingredientes:


4 ovos


180g de açucar


200g de farinha


200g de chocolate em pó (o cacau não tem o mesmo efeito)


150g de chocolate para barrar no pão (tipo nutella)


200ml de leite


150g de margarina


1 colher de chá de fermento em pó




Juntar todos os ingredientes secos e misturá-los. Depois com a batedeira ir juntando um a um dos restantes ingredientes ( a ordem é irrelevante). Bater bem até ficar homogéneo.


Colocar numa forma forrada com papel vegetal e levar ao forno a 180º cerca de 50 minutos. A meio da cozedura coloquei uma folha de aluminio por cima.




Cobertura


1 tablete de chocolate de culinária


1 colher de sopa de manteiga


3 colheres de sopa de leite


1 colher de sopa de açucar


Derrete-se no micro-ondas o chocolate com o leite e a manteiga.


Em seguida coloca-se num tachinho e vai ao lume juntando a colher de açucar. Mexe-se até ficar um creme homogeneo. Por fim espalha-se por cima do bolo. Depois é só decorar como quisermos.


Sem comentários: