Powered By Blogger

terça-feira, 21 de junho de 2011

Mousse de Limão

Este fim de semana deram-me muitos limões. Grandes e cheios de sumo! Além das limonadas resolvi fazer uma mousse de limão. Nunca tinha feito, mas depois de provar acho que vou repetir, porque é tão fácil e tão rápida...

A receita foi uma "mix" de várias que vi na net! Umas levavam natas... outras levavam leite...outras levavam muitos ovos...e eu queria uma sobremesa que não fosse muito "pesada" e de preferência quanto menos calórica melhor.


Ingredientes:

1 lata de leite condensado (eu usei magro..porque era o que tinha)

3 ovos

4 folhas de gelatina

sumo de 1 limão grande

raspa de 1/2 limão


Batem-se as gemas com o leite condensado. Acrescenta-se o sumo de limão e a raspa do limão. Demolham-se as folhas de gelatina em água fria e depois de bem espremidas colocam-se em água a ferver (cerca de uma colher de sopa de água quente) e mexe-se bem até elas diluirem. Acrescentam-se ao preparado do leite condensado e bate-se novamente com a batedeira. Por fim envolvem-se as 3 claras batidas em castelo. Vai ao frigorifico umas horas.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bolachinas de Baunilha e Limão





Ingredientes:

4 chávenas de farinha

180g de manteiga

2 ovos

1 colher de cha de fermento

1 colher de café de aroma de baunilha

Sumo de 1 limão

raspa de 1/2 limão

2 chávenas de açucar

uma pitada de sal


Batem-se os ovos com a manteiga. Junta-se o sumo e a raspa de limão. Depois a baunilha e por fim a farinha já misturada com o fermento e a pitada de sal.

Bate-se bem e vai ao frigorifico cerca de 30 minutos. Depois moldam-se bolinhas e vai ao forno cerca de 10 munitos até alourarem. Deixam-se arrefecer e guardam-se dentro de uma latinha. (ou não!!!)



















Bolachas de chocolate



Este fim-de-semana teve o seu capítulo culinário nas bolachas. As crianças já andavam a pedir para fazer bolachinhas e eu fiz-lhes a vontade. Primeiro foram as de chocolate. Digo-vos uma coisa: dá mais trabalho limpá-los depois de me ajudarem do que todo o processo de elaboração das ditas bolachas. Mas também faz parte....


Ingredientes:

125g de chocolate em pó

1 1/2 chávenas de açucar

4 ovos

1 colher de fermento em pó

uma pitada de sal

2 1/2 chávenas de farinha

1 chávena mal cheia de óleo (se calhar 3/4 da chávena)

Açucar em pó para envolver




Numa taça junta-se a farinha com o fermento e a pitada de sal e reserva-se. À parte batem-se os restantes ingredientes. Junta-se a mistura da farinha, batendo bem até ficar tudo bem ligado.

Vai ao frigorifico até ficar mais sólida, cerca de 15 minutos.

Depois moldam-se bolinhas, mas temos que passar as mãos pelo açucar em pó para poder moldar a massa, porque ela é muito "colante" e de outra forma não dá.

Vão ao forno cerca de 12 a 15 minutos.

Deixam-se arrefecer e guardam-se bem fechadas numa lata.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Quadradinhos de laranja

Estes bolinhos são a sobremesa do jantar de despedida da catequese da M. em casa do D.É "tradição" no último dia da catequese, haver frango de churrasco em casa do D. .Então hoje lá sai churrasco para a M., o D, e o Z. M.! Tenho pena que no meu tempo de catequese não houvesse uma mãe que se lembrasse de uma coisa destas!!!!!

Fui buscar a receita base aqui, no entanto não coloquei o açucar em pó por cima.


Ingredientes:

2 chávenas de açucar

2 chávenas de farinha

1 colher de sobremesa de fermento em pó

1 chávena de leite sumo de uma laranja

2 ovos


Bater as clras em castelo e reservar. Numa taça bater as gemas com o açucar; Juntar o sumo de laranja e bater bem novamente. Aos poucos e alternadamente ir juntando a farinha (já com o fermento misturado) e o leite e bater sempre com a batedeira. Envolver as claras com cuidado e levar ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, cerca de 25 minutos. deixar arrefecer e cortar emm quadradinhos.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Smoothie de pêssego



Ontem apetecia-me algo fresco mas que alimentasse. Lembrei-me de fazer um batido/smoothie que tantas vezes fazia, mas quase sempre de morango. Como abri uma lata de pêssego para a salada e ainda tinha sobrado metade da lata lembrei-me de fazer esta bebida.


Ingredientes:

3/4 da lata de Pêssego

1 iogurte natural

200ml de leite fresco


Põe-se todos os ingredientes no liquidificador e serve-se temperado com pedras de gelo. A quantidade de leite depende do nosso gosto, mais ou menos espesso.












Salada mediterrânica com molho de iogurte




As saladas são sempre uma boa opção para o Verão. Esta foi para mim e para o A., com molho de iogurte que é sempre uma alternativa mais light.



Para a salada:


Ingredientes:




2 tomates


1 pêssego e meio (de lata)


1 laranja


1 maçã


1 lata de milho


1 lata de salsihas Kids de peru


Fiambre em cubos


queijo em cubos


Massa em espiral tricolor préviamente cozida




Molho de iogurte:


1 iogurte natural


Ketchup a gosto


1 colher de sobremesa de farinha maizena




Põe-se num copo e mistura-se com a varinha mágica















terça-feira, 14 de junho de 2011

Coroa de atum

Ora aqui está um prato rápido e que eu já não fazia há tempo. Esta é uma semana complicada em termos de horários e cheia de "coisas" agendadas para tratar com as crianças; o fim do ano lectivo tem destas coisas, quer na escola quer nas actividades. Uma mãe hoje dizia-me logo de manhã: " Estes finais de ano lectivo e estas festas e audições cansam-me mais a mim do que ao meu filho!". De maneira que eu já comecei a semana a dizer: " nunca mais é sexta feira..." (se bem que eu acho que isto ainda se vai prolongar pelo sabado no parque aventura com o D. - segundo já me soou aos ouvidos- ainda acabo a semana a trepar a alguma arvore!!). Isto da logística dos filhos e do marido por turnos não é facil de se gerir....Portanto, tudo quanto me facilite a vida esta semana é bem vindo, incluindo o jantar! Por muito que eu goste de cozinhar....


Ingredientes:

2 latas de atum médias

alho picado

cebola picada

azeite sal q.b.

folha de louro

Polpa de tomate


Escorrer bem o atum e reservar. Num tacho colocar o alho picado, a cebola, a polpa de tomate, a folha de louro e o azeite. Deixar refogar um pouco até a cebola murchar. Juntar o atum. Deixar estar durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando e retificando de sal.



A salada veio da escola....



A alface que serviu para fazer a salada que acompanhou o nosso jantar veio da escolinhas dos M's. É uma alface da horta biológica do Conservatório. A horta está a dar frutos e os meninos hoje estavam com a "banca" devidamente colocada à frente para horta para vender os seus produtos biológicos aos pais. Todos orgulhosos cada vez que aparecia um pai ou uma mãe eram devidamente encaminhados para a dita horta e respectiva banca. Como o A. ajudou bastannnnnte na iniciação da horta ( assim como a M.J. e a M. estou a falar de "trabalhos forçados", não esquecendo as professoras e auxiliares,claro) não tiveram coragem de lhe pedir dinheiro e a J. lá ofereceu a alface, para grande desanimo do M. que queria receber o dinheiro na banca....

domingo, 12 de junho de 2011

Bolo mármore de iogurte



O A. quando está a fazer noite, gosta de ter um "mimo" à espera dele quando chega. Então no sábado à noite enquanto a M. via o "Quem tramou o Peter Pan" o M. veio ajudar-me a fazer um bolinho! Tinha-mos um problema: "Vamos fazer um bolo de chocolatinho" dizia ele! Outra vez, pensei eu! Bom vamos então chegar aqui a um meio termo: Bolo mármore ou como dizia um pessoa que eu conheço Bolo "marme"!! Mas servi-me do bolo de iogurte para base.


Ingredientes:

1 iogurte natural

3 copos de iogurte de açucar

3 copos de iogurte de farinha

5 ovos

1 colher de sobremesa de fermento

1 copo de iogurte de óleo

100g de chocolate em pó


Batem-se os ovos inteiros com o açucar. Junta-se a farinha, o fermento, o óleo e o iogurte natural. bate-se bem até ficar tudo bem envolvido. depois divide-se a massa ao meio e a uma das metades coloca-se o chocolate em pó. Volta-se a bater.

Unta-se uma forma pequena com manteiga e verte-se primeiro a mistura sem o chocolate e depois por cima a mistura do chocolate. Com uma colher envolve-se ligeiramente as duas misturas. Vai ao forno a 180º cerca de 30 minutos.

Massada de peixe



Cá em casa as massa são do agrado de todos, por isso, uma massada de peixe (simples) é sempre bem vinda. Simples, porque o M. não gosta de delicias, não aprecia miolo de camarão....e, sinceramente não me estava a apetecer estar as escolher "estas vidas" no prato dele! Há dias em que não me apetece estar com estes trabalhos! Este era um deles. Então para evitar "tira-me estas coisas daqui!" ou " eu não gosto destas coisas no meu prato..." resolvi nem pôr!

Tenho uma amiga que me diz que isto lhe há-de passar.....quando ele for para a Universidade!!


Ingredientes:

6 postas de pescada

macarrão

alho picado

cebola picada

azeite

folha de louro

polpa de tomate

sal q.b.

salsa q.b.

coentros q.b.

Ervilhas q.b. ( opcional)


Coze-se a pescada, escorre-se e deixa-se arrefecer para limpar de peles de espinhas.

Num tacho, colaca-se o azeite, o alho, a cebola, a folha de louro e a polpa de tomate. Deixa-se refogar um pouco e junta-se o macarrão e um pouco de água quente para ajudar a cozer o macarrão. Tempera-se com sal. No fim da massa cozida, sempre com bastante caldo, junta-se a pescada, já às lascas. Deixa-se estar um pouco e juntam-se as ervilhas. Eu só coloquei as ervilhas para dar um pouco de cor ao prato. É claro que se tivesse as delicias, não seria preciso.

Desliguei e coloquei num tacho de barro, com coentros e salsa por cima.

Bolinhos de coco e aveia

Bom..a foto não consegui melhor que isto! Não ajuda nada! Vê-se melhor os que ficaram dentro do frasco do que os do prato...mas enfim...

Vi esta receita no blog da M.J. e lá consegue-se ver melhor os bolinhos. Alterei um bocadinhos algumas quantidades e se voltar a fazer ainda ponho menos açucar.


Ingredientes:

4 claras em castelo

100g de flocos de aveia

200g de coco

150g de açucar


Batem-se as claras em castelo e reserva-se: à parte misturam-se os ingredientes secos e envolvem-se às claras. Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e formam-se bolinhas. Vai ao forno cerca de 10 minutos. Ideal para fazer com crianças.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ainda do dia da criança....faltavam as sobremesas!!









Faltavam as sobremesas! Desculpem só agora (15 dias depois) mas não tenho andado com muito tempo para fazer a "manutenção" do blog. Vamos às receitas! A mousse de chocolate não podia faltar e a avó R. ainda fez mais uma sobremesa. Esta última é das preferidas do A.

Chama-se Delícia. (dizem!!)


Primeiro faz-se o ponto pérola: 300g de açucar + 1 e 1/2 chávena de água. (ferve sensivelmente 5 a 6 minutos)


Restantes Ingredientes:

8 ovos (gemas +claras)

2 colheres de sopa de açucar refinado

2 pacotes de natas+ 2 colheres de sopa de açucar refinado

1 pacote de bolacha maria moida


Depois do ponto pérola feito deixa-se arefecer e adicionam-se as 8 gemas batidas antecipidamente e vai ao lume lento, sem ferver, até engrossar, mas sem nunca ferver.

Batem-se bem as 8 claras, ( numa taça grande) adicionando as 2 colheres de açucar refinado e voltando a bater firmemente. Colocam-se no frigorifico.

Em seguida, batem-se as natas até estas atingirem o dobro do volume e adicionam-se as outras 2 colheres de açucar refinado.

Misturam-se as claras já batidas com o chantilly, sem bater apenas envolvendo.


Numa taça grande colocam-se então, no fundo, uma camada de bolacha moida, cobre-se com a mistura do chantilly e das claras e por cima o doce de ovos (já frio). Repetem-se as camadas até finalizar com o doce de ovos. Vai ao frigorifico algumas horas.

O Jantar de Domingo



Pois....foi assim. Havia sopa de legumes (muito boa e cheia de vitaminas), aproveitei o resto dos patés, e fiz uma pizza que já se sabe que as crianças adoram e que eu de vez em quando lhes faço a vontade.


Pizza:

1 base de massa de pizza (eu usei Bimbo)

Polpa de tomate

fiambre

queijo ralado

oregãos


Desenrola-se a base da massa e colocam-se os ingredientes, começando pela polpa de tomate. Vai ao forno cerca de 10 minutos.

domingo, 5 de junho de 2011

Canapés





Fiz apenas uns canapés para entrada pois o calor não dá grandes apetites. Usei como base estas bolachas.

Coloquei em algumas queijo fresco em rodas com meia noz e reguei com um fiozinho de mel. Noutras coloquei um paté feito com atum, maçã cortada aos bocadinhos pequeninos, salsa e iogurte natural. Por fim, fiz outros com uma pasta de delicias do mar, ovos cozidos e maionese.





Sangria Rosé

Sem duvida um maravilha. Dizia eu ao N. que não era muito adepta de sangrias certamente porque tinha tido algumas más experiências, mas o mês passado fui almoçar aqui e fiquei rendida à sangria deles. Bom não só à sangria....mas toda a refeição. Recomendo a quem quiser comer bem, com qualidade, com sabor a verão e a férias e.... sem olhar para o relógio.

Fiz sangria rosé porque não sou grande adepta de vinho tinto. Posso beber o melhor e mais caro vinho tinto do mundo que para mim....é só vinho tinto. Agora rosé...é outra conversa.


Ingredientes:

Frutas variadas ( eu usei pêssego, ananás, uvas, morangos e maçã)

uma garrafa de vinho rosé (usei mateus Rosé)

a mesma garrafa de gasosa (eu useu Pingo Doce)

Gelo (de preferência picado)


Mazagran

Ontem tivemos outro jantar de amigos cá em casa. O tempo estava optimo e aproveitámos o ar livre! Estes dias de calor e estes convivios já nos sabem a férias... ainda que "minis"!!! Experimentei fazer 2 bebidas que já tinha "na manga" à muito. Esta é uma delas. A minha sogra fazia muita vez! É tipica dos países quentes. Resolvi fazê-la e estou muito satisfeita comn o resultado. Vou repetir de certeza.

Esta bebida tem duas versões: com e sem álcool. A minha foi sem.


Ingredientes:

1 Abatanado (café em chavena grande)

Sumo de um limão

rodelas de limão

3 colheres de sopa de açucar amarelo (pouco cheias)

Muito gelo

água fresca


Num jarro coloque as rodelas de limão com o açucar. Deixe estar um pouco até fazer aquele liquido tipo xarope. Acrescente o sumo de limão, a água e café. Por fim o gelo.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A evolução da horta biológica do Conservatório de Música David Sousa









Afinal o espantalho mudou de identidade!! Foi a votos e chama-se Zeca! Bom...mas tem feito um bom trabalho...parece...

Muito ocupados e atentos andam também os alunos do pré escolar e do 1º ciclo do Conservatório (A Colcheia)! Às voltas com os legumes, que já se vêem e bem. Ele é adubo, é regar, é pôr canas! Tudo gira à volta da "mini quinta"! O Mercado Municipal que se ponha "a pau" porque a concorrência é forte!!!

Eram para ser palmiers...

Pois...mas saíram redondos. Toda a gente conhece os palmieres. São um clássico. Já estive dezenas de vezes para fazê-los. Mas foi desta! Num intervalo...entre isto e aquilo! Daí não sairem palmiers mas sim redondinhos! O A. disse que cheirava às padarias de antigamente enquanto eles estavam no forno! Cheirava muito bem, de facto.


São muito rápidos de fazer e ainda mais rápidos de comer! Rendem poucos...muito poucos! Como diriam os antigos..."Não chega para a cova de um dente"! E eu só comi um...




Ingredientes:




1 base de massa folhada


açucar amarelo


canela em pó




Abre-se a base da massa; polvilha-se com açucar amarelo e canela. Generosamente. Enrola-se e leva-se ao frigorifico durante pelo menos meia hora, para a massa perder aquela "moleza" e ser mais fácil de cortar "às fatias". Vai ao forno, então, em fatias, em cima de papel vegetal. Não deixar assar de mais. Quando estiverem lourinhas desligar.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

E porque é dia da criança....e eu tenho duas!!!



Depois de um dia em cheio na escola, onde as crianças foram reis e se fizeram vontades que normalmente não se fazem...bolo de chocolate...balões...muita brincadeira...já parecia um dia no campo de férias!!!

O bolo de chocolate, os meninos têm que agradecer à M.J.! Uma mãe, também, orgulhosa da "nossa escola" e da educação ministrada aos nossos filhos.

Bom, no fim da aula de piscina, a M. disse: "Tenho pena que esteja a chegar ao fim este dia da criança." E eu pensei em prolongar o dia e fiz um jantar digno da comemoração do dia da criança! No menu: aquilo que eu penso que todas as crianças gostam e que eu raramente faço. Daí ser diferente e especial, não deixando de ser básico: Carne, batatas fritas e ovo estrelado! Sendo que estes tinham uma particulariedade: eram de pata! E biológicos! A gema era ennnorrrmeee!

Para enfeitar a mesa, coloquei umas bolachas oreo cobertas com chocolate derretido e coloquei-lhes uns cofetis. Espetei-as num pau de espetada e depois coloquei-as numa taça com ráfia para segurar melhor os pauzinhos das espetadas. Adoraram. Simples mas diferente.

Jantaram os dois, na minha companhia, pois o pai chegava mais tarde ( horários de trabalho!). No entanto, os M's adoraram ter a mesa tão bonita só para eles... e o pai ainda chegou a tempo da sobremesa dos meninos!

As sobremesas ficam para depois...